Skip to content Skip to footer

Brasileiros reprovam reação de governadores de direita a tarifaço de Trump

Tarcísio Freitas: estratégia de culpar Lula não deu certo. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (20) revela que os brasileiros reprovam a forma como os governadores de direita – que se colocam como presidenciáveis para 2026 – reagiram ao tarifaço de Donald Trump às exportações do país.

De acordo com o levantamento, a maneira como Tarcísio de Freitas (São Paulo), Ratinho Junior (Paraná), Romeu Zema (Minas Gerais) e Ronaldo Caiado (Goiás) se comportam, culpando o governo Lula e minimizando o papel da família Bolsonaro na crise com os Estados Unidos, é rejeitada pelos entrevistados.

Contra tarifaço de Trump, Lula lança pacote de R$ 30 bilhões para socorrer empresas e garantir empregos

Padilha ironiza sanções de Trump: “não tenho intenção de ir para a Disney”

Em novos ataques ao Brasil, governo Trump cancela vistos de mulher e filha do ministro da Saúde

Segundo a pesquisa, 35% dos ouvidos consideram que Tarcísio age mal em relação à sobretaxação contra o Brasil, e apenas 24% afirmam que ele estaria fazendo o certo. Outros 41% não sabe ou não respondeu. No caso de Ratinho, 30% reprovam a atitude do paranaense, somente 19% aprovam e 51% não sabem ou não responderam, o que demonstra a falta de posicionamento claro do político em relação ao tema.

Romeu Zema tem sua postura rejeitada por 31%, enquanto 17% aprovam, e 50% não souberam ou não quiseram responder. Ronaldo Caiado tem números parecidos, com 31% de desaprovação, 16% de aprovação, e 53% de não sabe/não respondeu.

A pesquisa Quaest foi encomendada pela Genial Investimentos e realizada entre os dias 13 a 17 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

Bookmark

Mais Matérias

20 ago 2025
Ministro disse ainda que, por enquanto, não pretende contestar as sanções na Justiça estadunidense
20 ago 2025
Defesa havia solicitado que os dois permanecessem na penitenciária de Tremembé, no interior de São Paulo, até a definição do caso, mas o pedido foi negado
20 ago 2025
Isbella foi responsável por figurinos de obras reconhecidas nacionalmente, como Deserto Particular, Estômago 2, O Caso Evandro e A Mesma Parte de um Homem
20 ago 2025
Os dois fenômenos utilizam elementos e simbologias em comum para provocar violência e caos
20 ago 2025
Episódio aprofunda a crise diplomática e contribui para a crescente instabilidade na região

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário