Skip to content Skip to footer

Vestindo Histórias: figurinista de grandes produções chega a Curitiba com oficina gratuita e inclusiva

Isbella Brasileiro, responsável por figurinos de obras reconhecidas nacionalmente, como Deserto Particular, Estômago 2, O Caso Evandro e A Mesma Parte de um Homem. (Foto: Duda Dalzoto)

De 15 a 19 de setembro, Curitiba recebe a oficina Vestindo Histórias, conduzida pela figurinista Isbella Brasileiro, responsável por figurinos de obras reconhecidas nacionalmente, como Deserto Particular, Estômago 2, O Caso Evandro e A Mesma Parte de um Homem. A oficina será realizada no Palácio dos Estudantes – Casarão UPE. As inscrições já estão abertas pelo site: vestindohistorias.art.br. As vagas são limitadas.

Com participação totalmente gratuita e vagas reservadas para pessoas com deficiência e minorias sociais, a iniciativa promove uma formação acessível e inclusiva, reforçando o compromisso de democratizar o acesso à cultura e à formação artística. Além de Curitiba, o projeto já passou por cidades como Ponta Grossa, Maringá, Cascavel, Francisco Beltrão, Londrina, Guarapuava e Paranaguá.

Quem é Isbella?

Com mais de uma década de carreira no cinema, teatro e televisão, Isbella leva sua experiência para dentro da sala de aula em um encontro que une prática e teoria. Além de atuar em grandes produções, a figurinista também se dedica à docência e à formação de novos criadores em projetos de cultura e educação em diferentes regiões do Brasil.

Vestindo Histórias é mais que uma oficina. É um movimento que acredita que o figurino é linguagem e que cada pessoa tem o direito de vestir a sua própria narrativa

afirma a figurinista.
Oficina Vestindo Histórias em Ponta Grossa. (Foto: Rudolfo Auffinger)

O que os participantes vão aprender

A oficina é voltada a estudantes e profissionais de cinema, teatro, moda, audiovisual e a todos interessados na linguagem visual do figurino. Entre os temas abordados estão desde os primeiros passos da criação até desafios mais complexos, como a elaboração de figurinos para curtas-metragens.

A imersão inclui análise de figurinos emblemáticos do cinema brasileiro e internacional; estudo de roteiro e criação de personagens; desenvolvimento de croquis e confecção de peças; construção de portfólio autoral com orientação direta de Isbella; organização de etapas, análise de cenas e planilhas de controle; gestão financeira e orçamento de figurino, e a finalização e apresentação dos trabalhos.

Além das atividades presenciais, o projeto oferece conteúdo online com acessibilidade em Libras e legendas; kit figurinista gratuito para cada participante; a Semana Online de Figurino, com quatro encontros virtuais com profissionais convidados e uma turma online exclusiva para pessoas com deficiência, aberta a participantes de todo o Paraná.

Serviço
O que: Oficina Vestindo Histórias – Curitiba
Quando: 15 a 19 de setembro de 2025
Onde: Palácio dos Estudantes – Casarão UPE (R. Presidente Carlos Cavalcanti, 1157)
Valor: gratuito – com vagas destinadas a PCDs e minorias sociais, acessibilidade em Libras e legendas.
Inscrições: vestindohistorias.art.br

Bookmark

Mais Matérias

20 ago 2025
Ministro disse ainda que, por enquanto, não pretende contestar as sanções na Justiça estadunidense
20 ago 2025
Segundo a pesquisa, 35% dos ouvidos consideram que Tarcísio age mal em relação à sobretaxação contra o Brasil
20 ago 2025
Defesa havia solicitado que os dois permanecessem na penitenciária de Tremembé, no interior de São Paulo, até a definição do caso, mas o pedido foi negado
20 ago 2025
Os dois fenômenos utilizam elementos e simbologias em comum para provocar violência e caos
20 ago 2025
Episódio aprofunda a crise diplomática e contribui para a crescente instabilidade na região

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário