Skip to content Skip to footer

Vestindo Histórias: figurinista de grandes produções chega a Curitiba com oficina gratuita e inclusiva

Isbella Brasileiro, responsável por figurinos de obras reconhecidas nacionalmente, como Deserto Particular, Estômago 2, O Caso Evandro e A Mesma Parte de um Homem. (Foto: Duda Dalzoto)

De 15 a 19 de setembro, Curitiba recebe a oficina Vestindo Histórias, conduzida pela figurinista Isbella Brasileiro, responsável por figurinos de obras reconhecidas nacionalmente, como Deserto Particular, Estômago 2, O Caso Evandro e A Mesma Parte de um Homem. A oficina será realizada no Palácio dos Estudantes – Casarão UPE. As inscrições já estão abertas pelo site: vestindohistorias.art.br. As vagas são limitadas.

Com participação totalmente gratuita e vagas reservadas para pessoas com deficiência e minorias sociais, a iniciativa promove uma formação acessível e inclusiva, reforçando o compromisso de democratizar o acesso à cultura e à formação artística. Além de Curitiba, o projeto já passou por cidades como Ponta Grossa, Maringá, Cascavel, Francisco Beltrão, Londrina, Guarapuava e Paranaguá.

Quem é Isbella?

Com mais de uma década de carreira no cinema, teatro e televisão, Isbella leva sua experiência para dentro da sala de aula em um encontro que une prática e teoria. Além de atuar em grandes produções, a figurinista também se dedica à docência e à formação de novos criadores em projetos de cultura e educação em diferentes regiões do Brasil.

Vestindo Histórias é mais que uma oficina. É um movimento que acredita que o figurino é linguagem e que cada pessoa tem o direito de vestir a sua própria narrativa

afirma a figurinista.
Oficina Vestindo Histórias em Ponta Grossa. (Foto: Rudolfo Auffinger)

O que os participantes vão aprender

A oficina é voltada a estudantes e profissionais de cinema, teatro, moda, audiovisual e a todos interessados na linguagem visual do figurino. Entre os temas abordados estão desde os primeiros passos da criação até desafios mais complexos, como a elaboração de figurinos para curtas-metragens.

A imersão inclui análise de figurinos emblemáticos do cinema brasileiro e internacional; estudo de roteiro e criação de personagens; desenvolvimento de croquis e confecção de peças; construção de portfólio autoral com orientação direta de Isbella; organização de etapas, análise de cenas e planilhas de controle; gestão financeira e orçamento de figurino, e a finalização e apresentação dos trabalhos.

Além das atividades presenciais, o projeto oferece conteúdo online com acessibilidade em Libras e legendas; kit figurinista gratuito para cada participante; a Semana Online de Figurino, com quatro encontros virtuais com profissionais convidados e uma turma online exclusiva para pessoas com deficiência, aberta a participantes de todo o Paraná.

Serviço
O que: Oficina Vestindo Histórias – Curitiba
Quando: 15 a 19 de setembro de 2025
Onde: Palácio dos Estudantes – Casarão UPE (R. Presidente Carlos Cavalcanti, 1157)
Valor: gratuito – com vagas destinadas a PCDs e minorias sociais, acessibilidade em Libras e legendas.
Inscrições: vestindohistorias.art.br

Bookmark

Maria Coelho

Jornalista com experiência em veículos como a Agência Estadual de Notícias do Paraná. Integra atualmente a equipe do Brasil Fora da Caverna.

Mais Matérias

29 nov 2025

“Mascote” de Deltan, vereador de Curitiba debocha e degrada homem em situação de vulnerabilidade

Guilherme Kilter (Novo), no vídeo, aparece degradando um homem, em uma ação calculada para gerar likes, ódio e polarização nas redes sociais
29 nov 2025

Marina Silva anuncia que governo pode judicializar derrubada de vetos ao “PL da Devastação”

Para Marina Silva, o discurso de modernidade e desenvolvimento adotado para justificar as mudanças no licenciamento ambiental serve para “disfarçar retrocessos
29 nov 2025

Trump anuncia que que operações militares por terra contra na Venezuela acontecerão “muito em breve”

A situação representa o mais recente capítulo na escalada de tensões entre Washington e Caracas

Justiça Federal condena Jovem Pan a pagar R$ 1,58 milhão por por veicular notícias falsas e incitar intervenção militar

A sentença destacou que a emissora “passou a investir de forma mais direta contra o processo eleitoral,
29 nov 2025

Romance expõe as feridas do garimpo ilegal e o clamor espiritual da Amazônia

Ouro da Floresta carrega em sua essência a missão de transmitir um chamado à preservação da vida e da floresta

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário