Skip to content Skip to footer

Acusações de narcotráfico feitas pelos Estados Unidos a Maduro não têm provas, afirma presidente do México

A presidente do México, Claudia Sheinbaum. (Foto: Hector Vivas/Getty Images)

A já tensa relação entre Venezuela e Estados Unidos atingiu um novo patamar após a procuradora-geral estadunidense, Pam Bondi, fazer acusações graves contra o presidente Nicolás Maduro. Em declaração que alimentou a escalada de retórica belicosa, Bondi classificou o líder chavista como “um dos maiores narcotraficantes do mundo”, alegando que ele mantém vínculos diretos com o Cartel de Sinaloa, no México, e com a organização criminosa venezuelana Trem de Arágua.

Do outro lado da acusação, a presidente do México, Claudia Sheinbaum, entrou no debate para afirmar que não existem provas concretas que sustentem a alegação de uma ligação entre Maduro e o cartel mexicano, negando assim um dos pilares da narrativa construída pelos Estados Unidos. O episódio aprofunda a crise diplomática e contribui para a crescente instabilidade na região.

Como suporte para a acusação, a autoridade estadunidense afirmou que a DEA (Agência Antidrogas dos EUA) apreendeu 30 toneladas de cocaína supostamente ligadas ao regime de Caracas, sendo que sete toneladas teriam associação direta com o próprio Maduro.

A resposta de Caracas não se fez esperar e foi dada em tom combativo, rejeitando veementemente as alegações e classificando-as como mera “propaganda política” destinada a justificar a pressão internacional.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Participante

Mais Matérias

20 ago 2025
Ministro disse ainda que, por enquanto, não pretende contestar as sanções na Justiça estadunidense
20 ago 2025
Segundo a pesquisa, 35% dos ouvidos consideram que Tarcísio age mal em relação à sobretaxação contra o Brasil
20 ago 2025
Defesa havia solicitado que os dois permanecessem na penitenciária de Tremembé, no interior de São Paulo, até a definição do caso, mas o pedido foi negado
20 ago 2025
Isbella foi responsável por figurinos de obras reconhecidas nacionalmente, como Deserto Particular, Estômago 2, O Caso Evandro e A Mesma Parte de um Homem
20 ago 2025
Os dois fenômenos utilizam elementos e simbologias em comum para provocar violência e caos

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário