Skip to content Skip to footer

Acusações de narcotráfico feitas pelos Estados Unidos a Maduro não têm provas, afirma presidente do México

A presidente do México, Claudia Sheinbaum. (Foto: Hector Vivas/Getty Images)

A já tensa relação entre Venezuela e Estados Unidos atingiu um novo patamar após a procuradora-geral estadunidense, Pam Bondi, fazer acusações graves contra o presidente Nicolás Maduro. Em declaração que alimentou a escalada de retórica belicosa, Bondi classificou o líder chavista como “um dos maiores narcotraficantes do mundo”, alegando que ele mantém vínculos diretos com o Cartel de Sinaloa, no México, e com a organização criminosa venezuelana Trem de Arágua.

Do outro lado da acusação, a presidente do México, Claudia Sheinbaum, entrou no debate para afirmar que não existem provas concretas que sustentem a alegação de uma ligação entre Maduro e o cartel mexicano, negando assim um dos pilares da narrativa construída pelos Estados Unidos. O episódio aprofunda a crise diplomática e contribui para a crescente instabilidade na região.

Como suporte para a acusação, a autoridade estadunidense afirmou que a DEA (Agência Antidrogas dos EUA) apreendeu 30 toneladas de cocaína supostamente ligadas ao regime de Caracas, sendo que sete toneladas teriam associação direta com o próprio Maduro.

A resposta de Caracas não se fez esperar e foi dada em tom combativo, rejeitando veementemente as alegações e classificando-as como mera “propaganda política” destinada a justificar a pressão internacional.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

30 nov 2025

Discurso misógino na prática: influenciador “Red Pill” Calvo do Campari é preso por agressão e tentativa de estupro

Vítima foi encontrada pela Polícia Militar na rua, com marcas visíveis de agressão, após conseguir pedir ajuda enquanto tentava se afastar do influenciador
29 nov 2025

“Mascote” de Deltan, vereador de Curitiba debocha e degrada homem em situação de vulnerabilidade

Guilherme Kilter (Novo), no vídeo, aparece degradando um homem, em uma ação calculada para gerar likes, ódio e polarização nas redes sociais
29 nov 2025

Marina Silva anuncia que governo pode judicializar derrubada de vetos ao “PL da Devastação”

Para Marina Silva, o discurso de modernidade e desenvolvimento adotado para justificar as mudanças no licenciamento ambiental serve para “disfarçar retrocessos
29 nov 2025

Trump anuncia que que operações militares por terra contra na Venezuela acontecerão “muito em breve”

A situação representa o mais recente capítulo na escalada de tensões entre Washington e Caracas

Justiça Federal condena Jovem Pan a pagar R$ 1,58 milhão por por veicular notícias falsas e incitar intervenção militar

A sentença destacou que a emissora “passou a investir de forma mais direta contra o processo eleitoral,

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário