De acordo com o Brasil no Espelho, estudo da Globo realizado pela Quaest Consultoria e Pesquisa, divulgado na última semana, 85% dos brasileiros afirmam ter orgulho do país, superando países tradicionalmente reconhecidos pelo patriotismo, como os Estados Unidos, onde 78% dos entrevistados dizem se orgulhar de sua nação. Trata-se do maior estudo já desenvolvido sobre valores e percepções no país, com 9.994 entrevistas individuais em 26 Estados e no Distrito Federal.
Ao avaliar as vantagens de morar no Brasil, os entrevistados destacaram principalmente a paz e a ausência de guerras ou conflitos (15%), seguidas pelas belezas naturais, como praias e florestas (10%), e o clima ameno (7%). A diversidade cultural foi citada por 6%, enquanto fatores como emprego, comida e custo de vida receberam apenas 2% cada. Futebol foi mencionado por 1%, e 5% afirmaram não ver nenhuma vantagem em morar no país.
- Brasil no Espelho: estudo da Globo revela um retrato atual do brasileiro
- Em 2 anos, 55 defensores de direitos humanos foram mortos no Brasil, aponta estudo
- Mais jornalistas morreram em Gaza do que nas duas Guerras Mundiais
No entanto, esse orgulho convive com uma lacuna de conhecimento sobre questões essenciais do país. Segundo o levantamento, 42% dos brasileiros não acertaram nenhuma das quatro perguntas sobre indicadores como taxas de desemprego, homicídios, crescimento econômico e número de mortes pela COVID-19. A média geral de acertos foi de apenas 0,82. De acordo com a pesquisa, esse fenômeno ilustra o efeito Dunning-Kruger, quando indivíduos com menor conhecimento em determinada área tendem a superestimar sua compreensão sobre o tema.
Preferências musicais
A pesquisa também trouxe informações sobre preferências musicais. De forma geral, 69% dos brasileiros preferem música nacional, enquanto 16% escolhem música internacional, 13% não têm preferência e 2% não ouvem música. Entre os jovens de 16 a 24 anos, 60% preferem música brasileira, enquanto 26% se inclinam para a música internacional, refletindo a pluralidade cultural e a abertura desse grupo a influências externas.
Bookmark