Skip to content Skip to footer

Crise de identidade: bolsonaristas bloqueiam acordo com a China assinado no governo Bolsonaro

Deputado Gustavo Gayer (PL-GO) liderou a oposição ao tratado, justificando sua posição por considerar a China uma "nação comunista" que representaria riscos ao Brasil. (Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados)

Em um episódio que expõe as contradições da bancada bolsonarista, parlamentares aliados ao ex-presidente Jair Bolsonaro barraram na última quarta-feira (17) a votação de um tratado de cooperação com a China na Comissão de Relações Exteriores da Câmara. O fato curioso: o acordo havia sido originalmente assinado pelo Governo Bolsonaro, em 2019.

Durante a sessão, o deputado Gustavo Gayer (PL-GO) liderou a oposição ao tratado, justificando sua posição por considerar a China uma “nação comunista” que representaria riscos ao Brasil.

A argumentação foi rebatida pelo deputado Jonas Donizette (PSB-SP), que lembrou a ironia da situação:

Estamos falando de um acordo negociado e assinado pelo próprio governo Bolsonaro

disse o deputado.

O impasse revela uma evidente contradição entre o discurso atual da bancada bolsonarista e a prática diplomática do governo que apoiaram. Durante todo o mandato de Bolsonaro, a China se manteve como principal parceiro comercial do Brasil, com um volume de negócios que superou US$ 100 bilhões anuais em trocas comerciais, especialmente em commodities como soja e minério de ferro.

A rejeição a um acordo técnico sobre cooperação em serviços por motivos ideológicos demonstra um desconexão com a realidade econômica do país. O tratado, que visa facilitar a prestação de serviços entre os dois países, agora fica paralisado no Congresso por picuinha de extremistas.

Bookmark

Mais Matérias

20 ago 2025
Ministro disse ainda que, por enquanto, não pretende contestar as sanções na Justiça estadunidense
20 ago 2025
Segundo a pesquisa, 35% dos ouvidos consideram que Tarcísio age mal em relação à sobretaxação contra o Brasil
20 ago 2025
Defesa havia solicitado que os dois permanecessem na penitenciária de Tremembé, no interior de São Paulo, até a definição do caso, mas o pedido foi negado
20 ago 2025
Isbella foi responsável por figurinos de obras reconhecidas nacionalmente, como Deserto Particular, Estômago 2, O Caso Evandro e A Mesma Parte de um Homem
20 ago 2025
Os dois fenômenos utilizam elementos e simbologias em comum para provocar violência e caos

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário