Skip to content Skip to footer

Bolsa Família ajuda a reduzir mortalidade por Aids em até 55%, aponta estudo

Impacto foi ainda mais expressivo no grupo de mulheres pardas ou pretas vivendo em extrema pobreza: nesse recorte, a incidência da doença diminuiu 53%. (Foto: Agência Gov/Via MDS)

Um estudo conduzido pela Fiocruz e pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) revelou que o Bolsa Família tem um impacto significativo na redução da incidência e da mortalidade por Aids, especialmente entre mulheres em situação de vulnerabilidade social.

A pesquisa, publicada na revista Nature Human Behaviour, analisou dados de 12,3 milhões de brasileiras, mais de 10,9 milhões de mães e 1,3 milhão de filhas, cruzando informações do Ministério da Saúde com registros do programa social.

Entre mães beneficiárias, a ocorrência de novos casos caiu 47%, enquanto entre as filhas a redução foi de 42%. Já em relação às mortes, a queda chegou a 43% entre mães e impressionantes 55% entre filhas. O impacto foi ainda mais expressivo no grupo de mulheres pardas ou pretas vivendo em extrema pobreza: nesse recorte, a incidência da doença diminuiu 53%.

A coordenadora do estudo, a pesquisadora Andréa Ferreira da Silva, destacou que o maior efeito foi registrado entre mães pardas/pretas extremamente pobres, mas com ensino superior completo, que apresentaram redução de 56% na incidência e 55% na mortalidade.

Os dados analisados vieram do Centro de Integração de Dados e Conhecimento para Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia), abrangendo informações de cerca de 100 milhões de brasileiros.

Segundo os pesquisadores, a ampla cobertura do Bolsa Família contribuiu não apenas para reduzir desigualdades sociais e pobreza, mas também para melhorar indicadores de saúde, mostrando que programas de transferência de renda podem ser ferramentas poderosas no combate a doenças que afetam desproporcionalmente populações marginalizadas.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

07 jan 2026

Crise climática é oportunidade para discutir novo modelo de sociedade, diz ex-presidente do PSOL

Juliano Medeiros defende que esquerda aproveite transição energética para discutir alternativas ao capitalismo e ao neoliberalismo
14 jan 2026

Maior doador das campanhas de Tarcísio e Bolsonaro, empresário é preso sob suspeita de fraude no Banco Master

Fabiano Zettel foi detido quando embarcava para Dubai, teve passaporte e celular apreendidos e foi liberado em seguida

Advogado “cristão” diz que “morador de rua tem o dever de passar fome”

Advogado é pré-candidato ao Senado por Minas Gerais
14 jan 2026

Porta na cara: nos EUA, Marco Rubio esnoba Flávio Bolsonaro

Pré-candidato da extrema-direita à Presidência viajou para os Estados Unidos na esperança de encontrar integrantes do alto escalão do governo Trump
12 jan 2026

“Casa de Vidro” do BBB virou palco de protestos contra escala 6 X 1

Manifestantes aproveitaram a visibilidade dada pelo programa de TV para reforçar a defesa de uma jornada semanal de trabalho mais humanizada
12 jan 2026

Dor de cotovelo: ator de Malhação não se conforma com premiação de Wagner Moura

Além de Moura, a obra dirigida pelo também brasileiro Kleber Mendonça ganhou o Globo de Ouro de melhor filme de língua não inglesa

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário