Skip to content Skip to footer

60% dos nordestinos acreditam que o Brasil vive um momento de enfraquecimento da democracia

O levantamento, divulgado nesta sexta-feira (15), revela nuances que acendem um sinal amarelo para o futuro institucional do país. (Foto: Bruno Peres)

Um dado que não pode ser ignorado: 6 em cada 10 nordestinos acreditam que a democracia brasileira está enfraquecida. A constatação vem de uma pesquisa inédita realizada pela Alfa Inteligência, que mergulhou na percepção social da população após os intensos acontecimentos políticos dos últimos anos. O levantamento, divulgado nesta sexta-feira (15), revela nuances que acendem um sinal amarelo para o futuro institucional do país.

A percepção de enfraquecimento democrático é ainda mais acentuada entre os jovens de 16 a 24 anos, chegando a 65%, enquanto entre os mais velhos (70 anos ou mais) o índice cai para 46%, uma diferença que escancara uma clivagem geracional preocupante.

A pesquisa foi realizada de forma presencial em 130 cidades da região Nordeste, entre os dias 2 e 13 de julho, com 2.404 entrevistados maiores de 16 anos. As entrevistas “face to face” seguiram critérios técnicos rigorosos e garantiram uma amostragem representativa em termos de gênero, faixa etária, escolaridade e crença religiosa. A margem de erro máxima estimada é de 2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

(Imagem: Alfa Inteligência/Divulgação)

Diante da pergunta “Você acredita que o Brasil está vivendo um momento de fortalecimento ou enfraquecimento da democracia?”, os resultados foram contundentes:

•      60% apontaram para o enfraquecimento;

•      17% veem um fortalecimento;

•      14% disseram que está igual;

•      9% não souberam ou não quiseram responder.

As diferenças também aparecem com força quando o recorte é feito por escolaridade e religião. Entre os evangélicos, impressionantes 72% enxergam um cenário de enfraquecimento democrático. Entre os católicos, o número cai para 55%. Já no critério educacional, a percepção de enfraquecimento é de 49% entre os sem escolaridade, subindo para 60% entre quem tem ensino superior completo e alcançando 77% entre os pós-graduados, um indicativo de que quanto maior o nível educacional, maior a percepção de crise institucional.

Em um cenário político polarizado e socialmente tenso, esses dados oferecem uma bússola valiosa para lideranças, gestores públicos e organizações da sociedade civil. Para Emanoelton Borges, CEO da Alfa Inteligência, o estudo cumpre uma função estratégica:

Esse dado de que 60% dos nordestinos percebem um enfraquecimento da democracia não é apenas uma estatística, é um alerta contundente sobre o estado de espírito da sociedade, especialmente entre os mais jovens e mais escolarizados

afirma.

A Alfa Inteligência destaca ainda que o processo de coleta seguiu protocolos rígidos de controle de qualidade. Todos os questionários passaram por filtragem, com verificação posterior de ao menos 20% das entrevistas. O monitoramento digital registrou tempo, local, duração e aderência ao questionário, assegurando alta confiabilidade dos dados.

Para mais informações, acesse: www.alfainteligencia.com.br

Bookmark

Redação BFC

Mais Matérias

07 jan 2026

Crise climática é oportunidade para discutir novo modelo de sociedade, diz ex-presidente do PSOL

Juliano Medeiros defende que esquerda aproveite transição energética para discutir alternativas ao capitalismo e ao neoliberalismo
14 jan 2026

Maior doador das campanhas de Tarcísio e Bolsonaro, empresário é preso sob suspeita de fraude no Banco Master

Fabiano Zettel foi detido quando embarcava para Dubai, teve passaporte e celular apreendidos e foi liberado em seguida

Advogado “cristão” diz que “morador de rua tem o dever de passar fome”

Advogado é pré-candidato ao Senado por Minas Gerais
14 jan 2026

Porta na cara: nos EUA, Marco Rubio esnoba Flávio Bolsonaro

Pré-candidato da extrema-direita à Presidência viajou para os Estados Unidos na esperança de encontrar integrantes do alto escalão do governo Trump
12 jan 2026

“Casa de Vidro” do BBB virou palco de protestos contra escala 6 X 1

Manifestantes aproveitaram a visibilidade dada pelo programa de TV para reforçar a defesa de uma jornada semanal de trabalho mais humanizada
12 jan 2026

Dor de cotovelo: ator de Malhação não se conforma com premiação de Wagner Moura

Além de Moura, a obra dirigida pelo também brasileiro Kleber Mendonça ganhou o Globo de Ouro de melhor filme de língua não inglesa

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário