Skip to content Skip to footer

STF define datas para julgar Bolsonaro e núcleo central do golpe

A PGR aponta Bolsonaro como principal articulador e beneficiário de ações voltadas a romper o Estado Democrático de Direito e se manter no poder após a derrota nas eleições de 2022. (Foto: Antonio Augusto/STF)

O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu as datas para iniciar o julgamento da ação penal, que envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro, sobre a tentativa de golpe de Estado. A primeira sessão está marcada para 2 de setembro, com outras audiências previstas para os dias 3, 9, 10 e 12 do mesmo mês. Os trabalhos ocorrerão das 9h às 12h e, em três dessas datas (2, 9 e 12), também no período da tarde, das 14h às 19h.

Entre os réus estão o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete acusados considerados parte do núcleo central da suposta organização criminosa denunciada pela Procuradoria-Geral da República (PGR). A lista inclui ex-ministros de seu governo, como Anderson Torres, Augusto Heleno, Braga Netto e Paulo Sérgio Nogueira; o ex-comandante da Marinha, Almir Garnier; o ex-diretor da Abin, Alexandre Ramagem; e Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. Ao todo, o processo reúne 34 réus, mas a análise dos demais ainda não tem data definida.

A PGR aponta Bolsonaro como principal articulador e beneficiário de ações voltadas a romper o Estado Democrático de Direito e se manter no poder após a derrota nas eleições de 2022. Ele e os outros acusados respondem por crimes como organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado ao patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado. Somadas, as penas máximas podem chegar a 43 anos de prisão.

O julgamento começará com o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes. Em seguida, a PGR terá duas horas para apresentar seus argumentos, e cada defesa terá uma hora para se manifestar. Depois, votarão os ministros Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e, por último, Cristiano Zanin. Há expectativa de que um pedido de vista, provavelmente de Fux, possa adiar a conclusão do caso.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

07 jan 2026

Crise climática é oportunidade para discutir novo modelo de sociedade, diz ex-presidente do PSOL

Juliano Medeiros defende que esquerda aproveite transição energética para discutir alternativas ao capitalismo e ao neoliberalismo
14 jan 2026

Maior doador das campanhas de Tarcísio e Bolsonaro, empresário é preso sob suspeita de fraude no Banco Master

Fabiano Zettel foi detido quando embarcava para Dubai, teve passaporte e celular apreendidos e foi liberado em seguida

Advogado “cristão” diz que “morador de rua tem o dever de passar fome”

Advogado é pré-candidato ao Senado por Minas Gerais
14 jan 2026

Porta na cara: nos EUA, Marco Rubio esnoba Flávio Bolsonaro

Pré-candidato da extrema-direita à Presidência viajou para os Estados Unidos na esperança de encontrar integrantes do alto escalão do governo Trump
12 jan 2026

“Casa de Vidro” do BBB virou palco de protestos contra escala 6 X 1

Manifestantes aproveitaram a visibilidade dada pelo programa de TV para reforçar a defesa de uma jornada semanal de trabalho mais humanizada
12 jan 2026

Dor de cotovelo: ator de Malhação não se conforma com premiação de Wagner Moura

Além de Moura, a obra dirigida pelo também brasileiro Kleber Mendonça ganhou o Globo de Ouro de melhor filme de língua não inglesa

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário