Skip to content Skip to footer

STF define datas para julgar Bolsonaro e núcleo central do golpe

A PGR aponta Bolsonaro como principal articulador e beneficiário de ações voltadas a romper o Estado Democrático de Direito e se manter no poder após a derrota nas eleições de 2022. (Foto: Antonio Augusto/STF)

O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu as datas para iniciar o julgamento da ação penal, que envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro, sobre a tentativa de golpe de Estado. A primeira sessão está marcada para 2 de setembro, com outras audiências previstas para os dias 3, 9, 10 e 12 do mesmo mês. Os trabalhos ocorrerão das 9h às 12h e, em três dessas datas (2, 9 e 12), também no período da tarde, das 14h às 19h.

Entre os réus estão o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete acusados considerados parte do núcleo central da suposta organização criminosa denunciada pela Procuradoria-Geral da República (PGR). A lista inclui ex-ministros de seu governo, como Anderson Torres, Augusto Heleno, Braga Netto e Paulo Sérgio Nogueira; o ex-comandante da Marinha, Almir Garnier; o ex-diretor da Abin, Alexandre Ramagem; e Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. Ao todo, o processo reúne 34 réus, mas a análise dos demais ainda não tem data definida.

A PGR aponta Bolsonaro como principal articulador e beneficiário de ações voltadas a romper o Estado Democrático de Direito e se manter no poder após a derrota nas eleições de 2022. Ele e os outros acusados respondem por crimes como organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado ao patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado. Somadas, as penas máximas podem chegar a 43 anos de prisão.

O julgamento começará com o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes. Em seguida, a PGR terá duas horas para apresentar seus argumentos, e cada defesa terá uma hora para se manifestar. Depois, votarão os ministros Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e, por último, Cristiano Zanin. Há expectativa de que um pedido de vista, provavelmente de Fux, possa adiar a conclusão do caso.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

01 out 2025

A banda que lançou um álbum chamado “Lula” em plena era Bolsonaro

Em 2021, grupo de rock alternativo de MG, Lupe de Lupe, desafiou o bolsonarismo com um disco em que o petista representava uma síntese do Brasil
02 out 2025

Pianista brasileiro morto pela ditadura argentina é homenageado

Tenório Jr desapareceu em 1976, quando participava de turnê com Vinícius de Moraes
02 out 2025

Desde 2021, 9,5 milhões de brasileiros saíram da pobreza

Número equivale a três vezes a população de Brasília; aumento da renda do trabalho foi fator mais importante
02 out 2025

“Ruas” enquadram deputados e dão maior vitória a Lula

Ao forçar a votação da “PEC da Bandidagem” e da anistia, oposição acendeu a ira popular e teve que recuar
02 out 2025

Filha de influenciadora condenada por abuso infantil narra jornada de trauma e superação em livro

Shari Franke, filha mais velha de Ruby Franke, lança A casa da minha mãe, obra em que expõe os bastidores de uma vida marcada por violência
02 out 2025

Cantor Hungria Hip Hop é internado em Brasília com suspeita de intoxicação por metanol

Cantor Hungria Hip Hop é internado em Brasília com suspeita de intoxicação por metanol

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário