Skip to content Skip to footer

Moraes solicita marcação do julgamento de Bolsonaro

Além de Alexandre de Moraes, relator do caso, a Primeira Turma é formada pelos ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux. (Foto: Fábio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu nesta quinta-feira (14) o agendamento do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados na ação penal da trama golpista.

O pedido foi feito ao presidente da Primeira Turma, ministro Cristiano Zanin, colegiado responsável pela análise da ação.

A expectativa é que o julgamento ocorra na segunda quinzena de setembro.

Ontem (13), terminou o prazo processual de 15 dias para que as defesas dos réus do Núcleo 1 da trama golpista entregassem suas alegações finais, última etapa antes do julgamento.

Além de Alexandre de Moraes, relator do caso, a Primeira Turma é formada pelos ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux.

Os réus respondem pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

Veja os réus do Núcleo 1:  

1. Jair Bolsonaro – ex-presidente da República; 

2. Alexandre Ramagem – ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin);

3. Almir Garnier – ex-comandante da Marinha;

4. Anderson Torres – ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança do Distrito Federal;

5. Augusto Heleno – ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional;

6. Paulo Sérgio Nogueira (general), ex-ministro da Defesa;

7. Walter Braga Netto – ex-ministro de Bolsonaro e candidato a vice na chapa de 2022.

8. Mauro Cid (tenente-coronel), ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro.

Bookmark

Mais Matérias

15 ago 2025
Estudo revela clivagens geracionais, religiosas e educacionais na percepção democrática no Nordeste; especialistas alertam para sinais de alerta institucional
15 ago 2025
Representações estavam paradas na Mesa Diretora há semanas e foram liberadas após pressão de partidos aliados ao governo
15 ago 2025
A primeira sessão está marcada para 2 de setembro, com outras audiências previstas para os dias 3, 9, 10 e 12 do mesmo mês
15 ago 2025
Ele é investigado por exploração e exposição indevida de menores de idade em conteúdos veiculados em suas redes sociais
15 ago 2025
Gerson não apenas mantém viva a fagulha criativa, como também reflete sobre os caminhos trilhados pela música desde então

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário