Skip to content Skip to footer

Em mais um editorial tenebroso, Estadão defende transfobia contra Erika Hilton

Para o Estadão, não respeitar o gênero com o qual Hilton se identifica é “cerceamento de opinião”. (Foto: PSOL/Divulgação)

Que o Estadão se notabilizou por editoriais cretinos, todo mundo da imprensa já sabe. Os textos nunca assinados numa coluna de opinião, já que, além de tudo, falta coragem do autor bater no peito e assumir suas posturas lamentáveis, são sempre de natureza tacanhas. Desta vez, o jornal defende a transfobia como simples opinião.

O texto que invoca “O direito de incomodar”, começa pedindo para que o STF mande arquivar o processo que Erika Hilton move contra a designer gráfica Isabella Cêpa por transfobia. A moça teria chamado a deputada de ‘homem’. Para o Estadão, não respeitar o gênero com o qual Hilton se identifica é “cerceamento de opinião”.

Em 2020, quando Erika Hilton foi eleita vereadora, Isabella Cêpa, que se autoafirma como uma “feminista radical”, publicou em uma rede social:

Decepcionada. Com as eleições dos vereadores, óbvio. Quer dizer, candidatas verdadeiramente feministas não foram eleitas. A mulher mais votada é homem

disse Isabela.

E aqui, vemos como o Estadão se alinha ao discurso em voga entre extremistas de direita de que opinião e liberdade de expressão não tem absolutamente nenhum limite.

Claro, o que esperar do jornal que em 2018, em face da ascensão do neofascismo brasileiro, publicou o hediondo editorial “Uma escolha muito difícil”, levando os leitores a pesar numa mesma balança um professor democrata (Fernando Haddad) e um defensor de torturador (Jair Bolsonaro).

Há ainda a flagrante contradição de, se há tipificação e possibilidade jurídica, a deputada Erika Hilton exerce seu direito de se defender, assim como a ofensora teve sua liberdade de publicar a mensagem e também poderá recorrer do processo na justiça.

Agora, esperamos ansiosos pelo próximo texto do temível editorialista do Estadão.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Participante

Mais Matérias

14 ago 2025
Entre os detidos, estão um segurança de um dos líderes da facção na área e um ladrão de cargas que estava foragido da Justiça
14 ago 2025
Fachin foi indicado ao STF pela ex-presidente Dilma Rousseff em 2015
14 ago 2025
Entrevista de Leda Nagle com o conselheiro da Fiesp Lawrence Pih foi recheada de momentos constrangedores
14 ago 2025
Foram 192 profissionais mortos desde outubro de 2023, superando os números das duas Guerras Mundiais em quase três vezes
14 ago 2025
As duas bandas carregam em seu DNA a mesma essência: energia contestadora nas letras e postura artística progressista

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário