Skip to content Skip to footer

Israel inicia invasão de Gaza e bombardeios já deixam 123 mortos em apenas um dia

Governo israelense, liderado por Benjamin Netanyahu, segue com seu plano de assumir o controle total do território. (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

O Exército de Israel iniciou uma nova fase de sua operação militar genocida na Cidade de Gaza nesta quarta-feira (13), com intensos bombardeios aéreos e avanço de tropas terrestres. Segundo o Ministério da Saúde palestino, os ataques deixaram pelo menos 123 mortos em apenas um dia.

Os bombardeios ocorrem em meio a negociações de cessar-fogo no Cairo, onde líderes do Hamas se reuniram com autoridades egípcias. Enquanto isso, o governo israelense, liderado por Benjamin Netanyahu, segue com seu plano de assumir o controle total do território.

Moradores relataram à Reuters que aviões e tanques israelenses atingiram áreas residenciais no leste da Cidade de Gaza, destruindo várias casas. O hospital Al-Ahli informou que 12 pessoas morreram em um ataque aéreo contra uma residência no bairro de Zeitoun.

No sul, em Khan Younis, tanques israelenses também destruíram casas, enquanto, no centro da Faixa de Gaza, nove civis que buscavam ajuda humanitária foram mortos, de acordo com médicos locais. O Exército de Israel não se manifestou sobre os incidentes.

O Ministério da Saúde palestino afirmou que mais oito pessoas, incluindo três crianças, morreram de fome e desnutrição nas últimas 24 horas. Israel contesta os números divulgados pelo Hamas, alegando que o grupo manipula informações.

Netanyahu, em entrevista ao canal i24News, reiterou que os palestinos deveriam deixar áreas de conflito, mas negou que isso represente uma expulsão forçada. “Eles não estão sendo expulsos; terão permissão para sair”, disse.

Países vizinhos, como Egito e Jordânia, rejeitaram receber refugiados em massa, temendo serem cúmplices de um possível deslocamento étnico. O Egito também receia que a Península do Sinai se torne alvo de ataques caso abrigue palestinos.

Bookmark

Redação BFC

Mais Matérias

01 out 2025

A banda que lançou um álbum chamado “Lula” em plena era Bolsonaro

Em 2021, grupo de rock alternativo de MG, Lupe de Lupe, desafiou o bolsonarismo com um disco em que o petista representava uma síntese do Brasil
02 out 2025

Pianista brasileiro morto pela ditadura argentina é homenageado

Tenório Jr desapareceu em 1976, quando participava de turnê com Vinícius de Moraes
02 out 2025

Desde 2021, 9,5 milhões de brasileiros saíram da pobreza

Número equivale a três vezes a população de Brasília; aumento da renda do trabalho foi fator mais importante
02 out 2025

“Ruas” enquadram deputados e dão maior vitória a Lula

Ao forçar a votação da “PEC da Bandidagem” e da anistia, oposição acendeu a ira popular e teve que recuar
02 out 2025

Filha de influenciadora condenada por abuso infantil narra jornada de trauma e superação em livro

Shari Franke, filha mais velha de Ruby Franke, lança A casa da minha mãe, obra em que expõe os bastidores de uma vida marcada por violência
02 out 2025

Cantor Hungria Hip Hop é internado em Brasília com suspeita de intoxicação por metanol

Cantor Hungria Hip Hop é internado em Brasília com suspeita de intoxicação por metanol

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário