Skip to content Skip to footer

Dourados (MS) recebe primeira unidade do Samu indígena do Brasil

A base vai atender cerca de 25 mil indígenas da Terra Indígena Jaguapiru, com uma equipe formada por cinco enfermeiros, cinco técnicos de enfermagem e quatro motoristas-socorristas. (Foto: João Risi/MS)

No último sábado (9), o Ministério da Saúde inaugurou, em Dourados (MS), a primeira unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) voltada exclusivamente para o atendimento de comunidades indígenas no país.

A base vai atender cerca de 25 mil indígenas da Terra Indígena Jaguapiru, com uma equipe formada por cinco enfermeiros, cinco técnicos de enfermagem e quatro motoristas-socorristas. Dos 14 profissionais já contratados, sete são indígenas e bilíngues, o que facilita a comunicação e o acolhimento. Os atendimentos serão encaminhados para hospitais de referência da região.

O projeto-piloto integra a meta do governo federal de universalizar o Samu 192 até 2026. O investimento anual previsto é de R$ 341 mil, com o objetivo de reduzir em 50% o tempo médio de espera por ambulância na área. 

Essa ação, realizada em uma data muito simbólica [o Dia Internacional dos Povos Indígenas] e em um local de alta densidade demográfica, integra um conjunto de esforços para garantir atenção integral à população indígena, começando pela atenção primária à saúde

afirmou o secretário de Saúde Indígena, Weibe Tapeba, em nota divulgada pelo ministério.
Bookmark

Mais Matérias

13 ago 2025
Entre os 55 assassinatos, 78% das vítimas eram homens cisgêneros, 36,4% eram negras e 34,5% indígenas
13 ago 2025
Cerimônia realizada em Brasília apresentou todos os detalhes do programa que vai tentar minimizar os impactos dos ataques contra a economia brasileira
13 ago 2025
Corrida eleitoral pelas duas vagas que o Estado de Minas Gerais terá ao Senado em 2026 já mostra aquecimento
13 ago 2025
Bolsonarista aparece na frente em dois cenários testados pelo Instituto Ver
13 ago 2025
Inspirado em eventos internacionais, o encontro se espalha por cidades que integram o bioma da Mata Atlântica no Paraná

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário