Skip to content Skip to footer

Megaoperação do MP-SP prende dono da Ultrafarma e diretor da Fast Shop

O empresário Sidney Oliveira, dono da rede de farmácias Ultrafarma. (Foto: Facebook/Reprodução)

O Ministério Público de São Paulo deflagrou nesta terça-feira (12) a Operação Ícaro, que prendeu o empresário Sidney Oliveira, dono da rede de farmácias Ultrafarma, e Mario Otávio Gomes, diretor estatutário da Fast Shop. Eles são suspeitos de integrar um esquema de corrupção que teria movimentado mais de R$ 1 bilhão em propinas para auditores fiscais da Secretaria da Fazenda de SP (Sefaz-SP).

Também foi preso Arthur Gomes da Silva Neto, supervisor da Diretoria de Fiscalização da Sefaz-SP, apontado como o operador central do esquema. Segundo o MP, empresas do varejo pagavam valores milionários para manipular processos administrativos e reduzir dívidas tributárias, especialmente ligadas ao ICMS.

A investigação aponta que os pagamentos começaram em maio de 2021 e eram feitos por meio de uma empresa registrada no nome da mãe de Arthur, que, a partir do segundo semestre daquele ano, passou a receber milhões de reais da Fast Shop e da Ultrafarma.

Durante a operação, que contou com apoio da Polícia Militar, foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão. Policiais encontraram mais de R$ 1 milhão em dinheiro, uma sacola com esmeraldas, joias, criptomoedas e documentos.

As defesas dos envolvidos e as empresas citadas não se manifestaram até o momento. A Sefaz-SP informou que abriu procedimento interno para apurar a conduta do servidor e está colaborando com o MP.

Os investigados podem responder por corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro. O MP-SP afirma que a apuração contou com quebras de sigilo bancário, fiscal e telemático, além de interceptações telefônicas.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

01 out 2025

A banda que lançou um álbum chamado “Lula” em plena era Bolsonaro

Em 2021, grupo de rock alternativo de MG, Lupe de Lupe, desafiou o bolsonarismo com um disco em que o petista representava uma síntese do Brasil
02 out 2025

Pianista brasileiro morto pela ditadura argentina é homenageado

Tenório Jr desapareceu em 1976, quando participava de turnê com Vinícius de Moraes
02 out 2025

Desde 2021, 9,5 milhões de brasileiros saíram da pobreza

Número equivale a três vezes a população de Brasília; aumento da renda do trabalho foi fator mais importante
02 out 2025

“Ruas” enquadram deputados e dão maior vitória a Lula

Ao forçar a votação da “PEC da Bandidagem” e da anistia, oposição acendeu a ira popular e teve que recuar
02 out 2025

Filha de influenciadora condenada por abuso infantil narra jornada de trauma e superação em livro

Shari Franke, filha mais velha de Ruby Franke, lança A casa da minha mãe, obra em que expõe os bastidores de uma vida marcada por violência
02 out 2025

Cantor Hungria Hip Hop é internado em Brasília com suspeita de intoxicação por metanol

Cantor Hungria Hip Hop é internado em Brasília com suspeita de intoxicação por metanol

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário