Skip to content Skip to footer

Bolsonaro tem até quarta para entregar defesa antes do julgamento

As alegações representam a última manifestação dos réus antes do julgamento que pode condenar Bolsonaro a 43 anos de prisão. (Foto: Carolina Antunes/PR)

A defesa de Jair Bolsonaro corre contra o tempo para apresentar suas alegações finais antes do julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF) do ex-presidente pela tentativa de golpe de estado após a derrota nas eleições de 2022. O prazo estabelecido pelo ministro e relator do caso, Alexandre de Moraes, termina nesta quarta-feira (13). 

43 anos de prisão

As alegações representam a última manifestação dos réus antes do julgamento que pode condenar Bolsonaro a 43 anos de prisão. Após a entrega, Moraes deve liberar para o julgamento da ação referente ao núcleo 1 da denúncia apresentada contra o ex-presidente e seus aliados. Daí é só o presidente da Primeira Turma da Corte, ministro Cristiano Zanin marcar data do julgamento, previsto para setembro. 

Quais os crimes?

Os réus respondem por organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

Quem são os réus?

O núcleo 1 tem cinco militares do Exército, um da Marinha e dois delegados da Polícia Federal, que também podem ser beneficiados pela restrição. Além de Bolsonaro, integram esse grupo Alexandre Ramagem (delegado da PF e deputado federal), ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); Almir Garnier (almirante), ex-comandante da Marinha; Anderson Torres (delegado da PF), ex-ministro da Justiça e ex-secretário de segurança do Distrito Federal;  Augusto Heleno (general), ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional; Paulo Sérgio Nogueira (general), ex-ministro da Defesa; Walter Braga Netto (general), ex-ministro de Bolsonaro e candidato à vice na chapa de 2022, e Mauro Cid (tenente-coronel), ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro – que fez delação e não ficará preso.

Bookmark

Redação BFC

Mais Matérias

01 out 2025

A banda que lançou um álbum chamado “Lula” em plena era Bolsonaro

Em 2021, grupo de rock alternativo de MG, Lupe de Lupe, desafiou o bolsonarismo com um disco em que o petista representava uma síntese do Brasil
02 out 2025

Pianista brasileiro morto pela ditadura argentina é homenageado

Tenório Jr desapareceu em 1976, quando participava de turnê com Vinícius de Moraes
02 out 2025

Desde 2021, 9,5 milhões de brasileiros saíram da pobreza

Número equivale a três vezes a população de Brasília; aumento da renda do trabalho foi fator mais importante
02 out 2025

“Ruas” enquadram deputados e dão maior vitória a Lula

Ao forçar a votação da “PEC da Bandidagem” e da anistia, oposição acendeu a ira popular e teve que recuar
02 out 2025

Filha de influenciadora condenada por abuso infantil narra jornada de trauma e superação em livro

Shari Franke, filha mais velha de Ruby Franke, lança A casa da minha mãe, obra em que expõe os bastidores de uma vida marcada por violência
02 out 2025

Cantor Hungria Hip Hop é internado em Brasília com suspeita de intoxicação por metanol

Cantor Hungria Hip Hop é internado em Brasília com suspeita de intoxicação por metanol

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário