Skip to content Skip to footer

Morre Miguel Uribe, pré-candidato à presidência da Colômbia

Uribe era o favorito nas pesquisas eleitorais. (Foto: Raul Arboleda)

O senador e pré-candidato à presidência da Colômbia Miguel Uribe, de 39 anos, morreu nesta segunda-feira (11) após mais de dois meses hospitalizado em decorrência de um atentado sofrido durante um comício em Bogotá, em junho. A morte foi confirmada pelo hospital onde ele estava internado e anunciada publicamente por sua esposa, Maria Claudia Tarazona.

Desde o atentado, Uribe estava internado no Fundação Santa Fé de Bogotá, onde ficou à beira da morte, mas conseguiu ser estabilizado após diversas e cirurgias. No entanto, Uribe “regrediu à condição crítica devido a uma hemorragia no sistema nervoso central”, e foi submetido a uma cirurgia de emergência precisando novamente ser sedado, segundo boletim divulgado pelo hospital no sábado (9).

Uribe, um dos nomes mais fortes da oposição e favorito nas pesquisas eleitorais, deixou um filho e uma trajetória marcada pela política e pela violência. Neto de um ex-presidente colombiano e filho da jornalista Diana Turbay, sequestrada e assassinada pelo Cartel de Medellín nos anos 1990 , sua vida esteve sempre no cruzamento entre o poder e os conflitos armados do país.

O ataque que o levou à morte ainda está sob investigação. O senador foi baleado duas vezes na cabeça e uma na perna na noite de 7 de junho enquanto discursava em um evento de rua na capital colombiana.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Participante

Mais Matérias

15 ago 2025
Caso confirmada, essa será a segunda condenação de Carla Zambelli pelo STF
15 ago 2025
De acordo com as informações preliminares, ele não teve o visto revogado porque o documento já estava vencido
15 ago 2025
Edivan Santos, de 57 anos, com rompimento de quatro ligamentos do joelho
15 ago 2025
Religioso afirmou que as gravações foram feitas durante uma “investigação pessoal”, sem fornecer maiores detalhes sobre o contexto da situação
15 ago 2025
O levantamento da PNAD Contínua aponta que, na comparação com o trimestre anterior, o desemprego recuou em 18 estados

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário