Parlamentares do Centrão e da bancada de oposição pretendem colocar em votação uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para tirar os processos contra deputados e senadores do Supremo Tribunal Federal (STF).
A ideia é acabar com o chamado “foro privilegiado”, pelo qual ações envolvendo parlamentares são julgados diretamente no STF. Caso a medida seja aprovada, deputados e senadores passariam a serem julgados pela primeira instância, o que atrasaria a conclusão desses processos, favorecendo a impunidade.
Ciro Nogueira diz que não vai assinar pedido de impeachment de Alexandre de Moraes
Obstrução de bolsonaristas no Senado pode prejudicar 10 milhões de brasileiros
Jornalista questiona legalidade de protesto bolsonarista e viraliza
Atualmente, há mais de 80 parlamentares respondendo a ações no Supremo que apuram irregularidades na destinação de emendas ao Orçamento da União. Ao acabar com o foro privilegiado, o Centrão e os bolsonaristas querem que esses processos voltem à estaca zero.
Eles têm ainda a expectativa de que o mesmo ocorra com a ação que corre no STF contra o ex-presidente Jair Bolsonaro pela tentativa de golpe de Estado para continuar no poder após a derrota nas eleições de 2022, que está pronta para julgamento, o que deve ocorrer em setembro.
Bookmark