Skip to content Skip to footer

Moraes nega soltura de Braga Netto

Segundo a Polícia Federal, Braga Netto foi um dos principais articuladores do plano golpista. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Não foi desta vez que o general e ex-candidato a vice-presidência na chapa de Jair Bolsonaro conseguiu sair da prisão. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou recurso da defesa do militar para que ele deixasse a cadeia. 

Braga Netto está preso desde dezembro de 2024, sob a acusação de obstruir a investigação sobre a tentativa de golpe de Estado no país para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Moraes não só rejeitou o pedido de soltura feito pelos advogados dele, como reafirmou que há indícios claros da participação do general na tentativa de golpe no governo Bolsonaro.

Ressalto que estão presentes os requisitos do art. 312 (CPP) em relação a Walter Souza Braga Netto, o que justifica a manutenção da custódia cautelar para assegurar a aplicação da lei penal e resguardar a ordem pública, em face de perigo gerado pelo estado de liberdade do custodiado e dos fortes indícios da gravidade concreta dos delitos imputados 

apontou o ministro.

Segundo a Polícia Federal, Braga Netto foi um dos principais articuladores do plano golpista. De acordo com as investigações, ele tentou obter dados sigilosos da delação de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. 

Cid também afirmou ter recebido dinheiro do general dentro de uma sacola de vinho para que fosse repassado ao major do Exército Rafael de Oliveira, integrante dos kids pretos. Segundo a apuração da PF, o dinheiro seria destinado ao financiamento das ações do plano golpista, incluindo as do chamado plano “Punhal Verde-Amarelo”, que previa o assassinato de Moraes, do presidente Lula e seu vice, Geraldo Alckmin.

Bookmark

Ivan Santos

Jornalista com três décadas de experiência, com passagem pelos jornais Indústria & Comércio, Correio de Notícias, Folha de Londrina e Gazeta do Povo. Foi editor de Política do Jornal do Estado/portal Bem Paraná.

Mais Matérias

29 nov 2025

“Mascote” de Deltan, vereador de Curitiba debocha e degrada homem em situação de vulnerabilidade

Guilherme Kilter (Novo), no vídeo, aparece degradando um homem, em uma ação calculada para gerar likes, ódio e polarização nas redes sociais
29 nov 2025

Marina Silva anuncia que governo pode judicializar derrubada de vetos ao “PL da Devastação”

Para Marina Silva, o discurso de modernidade e desenvolvimento adotado para justificar as mudanças no licenciamento ambiental serve para “disfarçar retrocessos
29 nov 2025

Trump anuncia que que operações militares por terra contra na Venezuela acontecerão “muito em breve”

A situação representa o mais recente capítulo na escalada de tensões entre Washington e Caracas

Justiça Federal condena Jovem Pan a pagar R$ 1,58 milhão por por veicular notícias falsas e incitar intervenção militar

A sentença destacou que a emissora “passou a investir de forma mais direta contra o processo eleitoral,
29 nov 2025

Romance expõe as feridas do garimpo ilegal e o clamor espiritual da Amazônia

Ouro da Floresta carrega em sua essência a missão de transmitir um chamado à preservação da vida e da floresta

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário