Skip to content Skip to footer

Moraes nega soltura de Braga Netto

Segundo a Polícia Federal, Braga Netto foi um dos principais articuladores do plano golpista. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Não foi desta vez que o general e ex-candidato a vice-presidência na chapa de Jair Bolsonaro conseguiu sair da prisão. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou recurso da defesa do militar para que ele deixasse a cadeia. 

Braga Netto está preso desde dezembro de 2024, sob a acusação de obstruir a investigação sobre a tentativa de golpe de Estado no país para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Moraes não só rejeitou o pedido de soltura feito pelos advogados dele, como reafirmou que há indícios claros da participação do general na tentativa de golpe no governo Bolsonaro.

Ressalto que estão presentes os requisitos do art. 312 (CPP) em relação a Walter Souza Braga Netto, o que justifica a manutenção da custódia cautelar para assegurar a aplicação da lei penal e resguardar a ordem pública, em face de perigo gerado pelo estado de liberdade do custodiado e dos fortes indícios da gravidade concreta dos delitos imputados 

apontou o ministro.

Segundo a Polícia Federal, Braga Netto foi um dos principais articuladores do plano golpista. De acordo com as investigações, ele tentou obter dados sigilosos da delação de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. 

Cid também afirmou ter recebido dinheiro do general dentro de uma sacola de vinho para que fosse repassado ao major do Exército Rafael de Oliveira, integrante dos kids pretos. Segundo a apuração da PF, o dinheiro seria destinado ao financiamento das ações do plano golpista, incluindo as do chamado plano “Punhal Verde-Amarelo”, que previa o assassinato de Moraes, do presidente Lula e seu vice, Geraldo Alckmin.

Bookmark

Ivan Santos

Jornalista com três décadas de experiência, com passagem pelos jornais Indústria & Comércio, Correio de Notícias, Folha de Londrina e Gazeta do Povo. Foi editor de Política do Jornal do Estado/portal Bem Paraná.

Mais Matérias

01 out 2025

A banda que lançou um álbum chamado “Lula” em plena era Bolsonaro

Em 2021, grupo de rock alternativo de MG, Lupe de Lupe, desafiou o bolsonarismo com um disco em que o petista representava uma síntese do Brasil
02 out 2025

Pianista brasileiro morto pela ditadura argentina é homenageado

Tenório Jr desapareceu em 1976, quando participava de turnê com Vinícius de Moraes
02 out 2025

Desde 2021, 9,5 milhões de brasileiros saíram da pobreza

Número equivale a três vezes a população de Brasília; aumento da renda do trabalho foi fator mais importante
02 out 2025

“Ruas” enquadram deputados e dão maior vitória a Lula

Ao forçar a votação da “PEC da Bandidagem” e da anistia, oposição acendeu a ira popular e teve que recuar
02 out 2025

Filha de influenciadora condenada por abuso infantil narra jornada de trauma e superação em livro

Shari Franke, filha mais velha de Ruby Franke, lança A casa da minha mãe, obra em que expõe os bastidores de uma vida marcada por violência
02 out 2025

Cantor Hungria Hip Hop é internado em Brasília com suspeita de intoxicação por metanol

Cantor Hungria Hip Hop é internado em Brasília com suspeita de intoxicação por metanol

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário