Skip to content Skip to footer

Dia Nacional do Documentário: confira 5 produções nacionais imperdíveis

Cabra Marcado Para Morrer (1984), de Eduardo Coutinho. (Imagem/Divulgação)

Celebrado nesta quinta-feira (7), o Dia Nacional do Documentário Brasileiro homenageia o nascimento do cineasta baiano Olney São Paulo, um dos pioneiros do gênero no país. A data é um convite à reflexão sobre a importância dos documentários como ferramenta de memória, denúncia, expressão artística e transformação social. 

Por isso, selecionamos cinco produções brasileiras que mostram a diversidade e a potência do documentário nacional. Confira: 

1. Cabra Marcado Para Morrer (1984), de Eduardo Coutinho

Mais do que um filme, é uma aula de história. Iniciado nos anos 1960 e retomado duas décadas depois, o documentário acompanha a trajetória de João Pedro Teixeira, líder camponês assassinado na Paraíba, e sua esposa, Elizabeth. Uma obra fundamental sobre repressão, luta e memória. Em novembro de 2015 o filme ficou em quarto lugar na lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos. 

2. Jogo de Cena (2007), de Eduardo Coutinho

Neste experimento cinematográfico, Coutinho mistura atrizes e mulheres reais contando histórias pessoais diante das câmeras. O resultado é uma reflexão provocadora sobre a fronteira entre ficção e realidade, performance e verdade. O filme traz nomes como Marília Pêra, Fernanda Torres e Andréa Beltrão. Essa mistura de relatos reais e ficcionais desafia a noção de autenticidade e questiona os limites entre a vida e a representação. 

3. Elena (2012), de Petra Costa

Intimista e poético, o filme acompanha a diretora em uma busca por compreender a morte da irmã que sonhava em ser atriz em Nova York. É uma jornada sensível sobre luto, memória e reconstrução emocional, com uma narrativa pessoal.

4. Janela da Alma (2001), de João Jardim e Walter Carvalho

Com depoimentos de pessoas com diferentes graus de visão, entre elas José Saramago, Hermeto Pascoal e Wim Wenders, o documentário discute como enxergamos o mundo, seja com os olhos ou com a mente. Uma verdadeira reflexão filosófica sobre percepção e sensibilidade.

5. Nós que Aqui Estamos por Vós Esperamos (1999), de Marcelo Masagão

Montado a partir de imagens de arquivo e narrações, o filme constrói um retrato fragmentado do século XX e banaliza a vida e a morte para nos fazer refletir sobre ela.. Sem entrevistas ou personagens centrais, é um mosaico poético sobre o tempo, o anonimato e as marcas da história.

Bookmark

Maria Coelho

Jornalista com experiência em veículos como a Agência Estadual de Notícias do Paraná. Integra atualmente a equipe do Brasil Fora da Caverna.

Mais Matérias

07 jan 2026

Crise climática é oportunidade para discutir novo modelo de sociedade, diz ex-presidente do PSOL

Juliano Medeiros defende que esquerda aproveite transição energética para discutir alternativas ao capitalismo e ao neoliberalismo
14 jan 2026

Maior doador das campanhas de Tarcísio e Bolsonaro, empresário é preso sob suspeita de fraude no Banco Master

Fabiano Zettel foi detido quando embarcava para Dubai, teve passaporte e celular apreendidos e foi liberado em seguida

Advogado “cristão” diz que “morador de rua tem o dever de passar fome”

Advogado é pré-candidato ao Senado por Minas Gerais
14 jan 2026

Porta na cara: nos EUA, Marco Rubio esnoba Flávio Bolsonaro

Pré-candidato da extrema-direita à Presidência viajou para os Estados Unidos na esperança de encontrar integrantes do alto escalão do governo Trump
12 jan 2026

“Casa de Vidro” do BBB virou palco de protestos contra escala 6 X 1

Manifestantes aproveitaram a visibilidade dada pelo programa de TV para reforçar a defesa de uma jornada semanal de trabalho mais humanizada
12 jan 2026

Dor de cotovelo: ator de Malhação não se conforma com premiação de Wagner Moura

Além de Moura, a obra dirigida pelo também brasileiro Kleber Mendonça ganhou o Globo de Ouro de melhor filme de língua não inglesa

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário