Skip to content Skip to footer

Imagens de câmeras corporais expõem execução de homem desarmado por PMs em São Paulo

Jeferson aparece chorando e acuado, obedecendo todas as ordens dos PMs e ainda assim foi executado de forma covarde. (Imagem: Reprodução)

Vídeos divulgados nesta quarta-feira (06), provenientes de câmeras corporais, desmentem a versão apresentada por policiais militares para justificar a morte de Jeferson de Souza durante uma abordagem na cidade de São Paulo. As imagens mostram que a vítima estava desarmada, acuada e não oferecia risco quando foi atingida por três tiros de fuzil disparados pelo tenente Alan Wallace dos Santos Moreira, da Força Tática.

Além de Alan Wallace, o policial Danilo Gehring também foi preso preventivamente após uma análise dos materiais. Inicialmente, os agentes alegaram que Jeferson havia reagido e tentado pegar a arma de um deles, mas as filmagens comprovam que essa narrativa era falsa.

Jeferson aparece chorando e acuado, obedecendo todas as ordens dos PMs e ainda assim foi executado de forma covarde. Um dos agentes tentou esconder a gravação na câmera corporal, mas antes disso toda a ação foi registrada.

O coronel Emerson Massera, chefe de Comunicação da PM-SP, afirmou que as imagens “contrariam completamente” a versão dos policiais. “Ele [Jeferson] estava tranquilo, conversando, e, do nada, o tenente atira três vezes com um fuzil”, disse. Massera classificou o caso como “vergonhoso” e “sem respaldo jurídico”, violando os princípios da corporação.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) emitiu nota mais uma nota genérica repudiando a conduta dos PMs e informou que um inquérito está em andamento na Corregedoria da PM. Em julho, a própria PM-SP já havia chamado o caso de “inaceitável”, após as primeiras investigações.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Jornalista, escritor, fã de cultura pop, antirracista e antifascista. Apaixonado por comunicação e tudo que a envolve. Sem música a vida seria impossível!

Mais Matérias

07 jan 2026

Crise climática é oportunidade para discutir novo modelo de sociedade, diz ex-presidente do PSOL

Juliano Medeiros defende que esquerda aproveite transição energética para discutir alternativas ao capitalismo e ao neoliberalismo
14 jan 2026

Maior doador das campanhas de Tarcísio e Bolsonaro, empresário é preso sob suspeita de fraude no Banco Master

Fabiano Zettel foi detido quando embarcava para Dubai, teve passaporte e celular apreendidos e foi liberado em seguida

Advogado “cristão” diz que “morador de rua tem o dever de passar fome”

Advogado é pré-candidato ao Senado por Minas Gerais
14 jan 2026

Porta na cara: nos EUA, Marco Rubio esnoba Flávio Bolsonaro

Pré-candidato da extrema-direita à Presidência viajou para os Estados Unidos na esperança de encontrar integrantes do alto escalão do governo Trump
12 jan 2026

“Casa de Vidro” do BBB virou palco de protestos contra escala 6 X 1

Manifestantes aproveitaram a visibilidade dada pelo programa de TV para reforçar a defesa de uma jornada semanal de trabalho mais humanizada
12 jan 2026

Dor de cotovelo: ator de Malhação não se conforma com premiação de Wagner Moura

Além de Moura, a obra dirigida pelo também brasileiro Kleber Mendonça ganhou o Globo de Ouro de melhor filme de língua não inglesa

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário