Skip to content Skip to footer

Imagens de câmeras corporais expõem execução de homem desarmado por PMs em São Paulo

Jeferson aparece chorando e acuado, obedecendo todas as ordens dos PMs e ainda assim foi executado de forma covarde. (Imagem: Reprodução)

Vídeos divulgados nesta quarta-feira (06), provenientes de câmeras corporais, desmentem a versão apresentada por policiais militares para justificar a morte de Jeferson de Souza durante uma abordagem na cidade de São Paulo. As imagens mostram que a vítima estava desarmada, acuada e não oferecia risco quando foi atingida por três tiros de fuzil disparados pelo tenente Alan Wallace dos Santos Moreira, da Força Tática.

Além de Alan Wallace, o policial Danilo Gehring também foi preso preventivamente após uma análise dos materiais. Inicialmente, os agentes alegaram que Jeferson havia reagido e tentado pegar a arma de um deles, mas as filmagens comprovam que essa narrativa era falsa.

Jeferson aparece chorando e acuado, obedecendo todas as ordens dos PMs e ainda assim foi executado de forma covarde. Um dos agentes tentou esconder a gravação na câmera corporal, mas antes disso toda a ação foi registrada.

O coronel Emerson Massera, chefe de Comunicação da PM-SP, afirmou que as imagens “contrariam completamente” a versão dos policiais. “Ele [Jeferson] estava tranquilo, conversando, e, do nada, o tenente atira três vezes com um fuzil”, disse. Massera classificou o caso como “vergonhoso” e “sem respaldo jurídico”, violando os princípios da corporação.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) emitiu nota mais uma nota genérica repudiando a conduta dos PMs e informou que um inquérito está em andamento na Corregedoria da PM. Em julho, a própria PM-SP já havia chamado o caso de “inaceitável”, após as primeiras investigações.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Participante

Mais Matérias

15 ago 2025
Caso confirmada, essa será a segunda condenação de Carla Zambelli pelo STF
15 ago 2025
De acordo com as informações preliminares, ele não teve o visto revogado porque o documento já estava vencido
15 ago 2025
Edivan Santos, de 57 anos, com rompimento de quatro ligamentos do joelho
15 ago 2025
Religioso afirmou que as gravações foram feitas durante uma “investigação pessoal”, sem fornecer maiores detalhes sobre o contexto da situação
15 ago 2025
O levantamento da PNAD Contínua aponta que, na comparação com o trimestre anterior, o desemprego recuou em 18 estados

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário