Skip to content Skip to footer

Imagens de câmeras corporais expõem execução de homem desarmado por PMs em São Paulo

Jeferson aparece chorando e acuado, obedecendo todas as ordens dos PMs e ainda assim foi executado de forma covarde. (Imagem: Reprodução)

Vídeos divulgados nesta quarta-feira (06), provenientes de câmeras corporais, desmentem a versão apresentada por policiais militares para justificar a morte de Jeferson de Souza durante uma abordagem na cidade de São Paulo. As imagens mostram que a vítima estava desarmada, acuada e não oferecia risco quando foi atingida por três tiros de fuzil disparados pelo tenente Alan Wallace dos Santos Moreira, da Força Tática.

Além de Alan Wallace, o policial Danilo Gehring também foi preso preventivamente após uma análise dos materiais. Inicialmente, os agentes alegaram que Jeferson havia reagido e tentado pegar a arma de um deles, mas as filmagens comprovam que essa narrativa era falsa.

Jeferson aparece chorando e acuado, obedecendo todas as ordens dos PMs e ainda assim foi executado de forma covarde. Um dos agentes tentou esconder a gravação na câmera corporal, mas antes disso toda a ação foi registrada.

O coronel Emerson Massera, chefe de Comunicação da PM-SP, afirmou que as imagens “contrariam completamente” a versão dos policiais. “Ele [Jeferson] estava tranquilo, conversando, e, do nada, o tenente atira três vezes com um fuzil”, disse. Massera classificou o caso como “vergonhoso” e “sem respaldo jurídico”, violando os princípios da corporação.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) emitiu nota mais uma nota genérica repudiando a conduta dos PMs e informou que um inquérito está em andamento na Corregedoria da PM. Em julho, a própria PM-SP já havia chamado o caso de “inaceitável”, após as primeiras investigações.

Bookmark

Aquiles Marchel Argolo

Mais Matérias

01 out 2025

A banda que lançou um álbum chamado “Lula” em plena era Bolsonaro

Em 2021, grupo de rock alternativo de MG, Lupe de Lupe, desafiou o bolsonarismo com um disco em que o petista representava uma síntese do Brasil
02 out 2025

Pianista brasileiro morto pela ditadura argentina é homenageado

Tenório Jr desapareceu em 1976, quando participava de turnê com Vinícius de Moraes
02 out 2025

Desde 2021, 9,5 milhões de brasileiros saíram da pobreza

Número equivale a três vezes a população de Brasília; aumento da renda do trabalho foi fator mais importante
02 out 2025

“Ruas” enquadram deputados e dão maior vitória a Lula

Ao forçar a votação da “PEC da Bandidagem” e da anistia, oposição acendeu a ira popular e teve que recuar
02 out 2025

Filha de influenciadora condenada por abuso infantil narra jornada de trauma e superação em livro

Shari Franke, filha mais velha de Ruby Franke, lança A casa da minha mãe, obra em que expõe os bastidores de uma vida marcada por violência
02 out 2025

Cantor Hungria Hip Hop é internado em Brasília com suspeita de intoxicação por metanol

Cantor Hungria Hip Hop é internado em Brasília com suspeita de intoxicação por metanol

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário