Skip to content Skip to footer

8 de Janeiro: STF condena homem que sentou na cadeira de Moraes

Réu gravou um vídeo no qual aparece sentado em uma das cadeiras do plenário e profere xingamentos contra Moraes. (Foto: Twitter/Reprodução)

Fábio Alexandre de Oliveira, que ficou famoso por sentar na cadeira do ministro Alexandre de Moraes e dirigir ofensas ao magistrado nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 foi condenado, nesta quarta-feira (06), a 17 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Com a decisão, Oliveira também terá que pagar solidariamente com os demais condenados R$ 30 milhões pelos prejuízos causados pela depredação. 

O réu foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração do patrimônio tombado e associação criminosa armada.

De acordo com a acusação, ele participou da invasão da sede do Supremo e gravou um vídeo no qual aparece sentado em uma das cadeiras do plenário e profere xingamentos contra Moraes. Além disso, ele usou luvas para dificultar a identificação datiloscópica e uma máscara de proteção contra gases. 

Relator do caso, Moraes apontou que as fartas provas descrevem com “riqueza de detalhes” a participação de Fábio nos atos.

As provas reunidas demonstram a adesão subjetiva de Fábio Alexandre de Oliveira ao movimento antidemocrático, inclusive com contribuição direta para a difusão de mensagens de afronta às instituições, caracterizando-se, assim, sua coautoria nos delitos narrados na denúncia

afirmou o ministro.

Moraes foi seguido pelos ministros Flávio Dino e Cristiano Zanin, que fixou pena de 15 anos. Luiz Fux votou pela condenação a 11 anos de prisão. A ministra Cármen Lúcia não votou.

Bookmark

Mais Matérias

15 ago 2025
Caso confirmada, essa será a segunda condenação de Carla Zambelli pelo STF
15 ago 2025
De acordo com as informações preliminares, ele não teve o visto revogado porque o documento já estava vencido
15 ago 2025
Edivan Santos, de 57 anos, com rompimento de quatro ligamentos do joelho
15 ago 2025
Religioso afirmou que as gravações foram feitas durante uma “investigação pessoal”, sem fornecer maiores detalhes sobre o contexto da situação
15 ago 2025
O levantamento da PNAD Contínua aponta que, na comparação com o trimestre anterior, o desemprego recuou em 18 estados

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário