Skip to content Skip to footer

Aluguéis em queda pelo terceiro mês consecutivo

Acumulado do ano é um dos menores níveis da última década. (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

O IGP-M (Índice Geral de Preços-Mercado) registrou em julho nova queda no valor médio do aluguel. O decréscimo de 0,77% levou o acumulado do ano a um dos menores níveis da última década.

Nos últimos anos, especialmente no período da pandemia, a inflação registrada nos aluguéis foi bem maior do que a média geral. O acumulado de 84,5% é significativamente superior à média geral de 73,6%, e contribuiu de forma determinante para esse resultado. 

O bom cenário tem influência de mudanças tributárias, que afetam a rentabilidade dos imóveis para locação, mas são reflexo, principalmente, da desaceleração de preços em setores-chave da economia. 

Dois fatores determinantes para o IGP-M são o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) e o IPC-M (Índice de Preços ao Consumidor), que juntos correspondem à maior parte da composição da média. Neles estão contabilizadas as variações de diversos setores que impactam diretamente o cotidiano do brasileiro – de commodities como café e milho em grão a serviços de energia elétrica e de transporte aéreo, por exemplo. 

Estes são sinais de uma direção clara na política monetária, acompanhada de ajustes fiscais e controle regulatório – o que representa alguns dos limites de atuação e influência do governo. 

Por um outro lado, é notório que existem áreas em que a inflação ao consumidor permanece ainda em níveis elevados, escancarando um ambiente complexo com pressões externas e internas divergentes em todos os setores da economia.

Bookmark

Mais Matérias

15 ago 2025
Caso confirmada, essa será a segunda condenação de Carla Zambelli pelo STF
15 ago 2025
De acordo com as informações preliminares, ele não teve o visto revogado porque o documento já estava vencido
15 ago 2025
Edivan Santos, de 57 anos, com rompimento de quatro ligamentos do joelho
15 ago 2025
Religioso afirmou que as gravações foram feitas durante uma “investigação pessoal”, sem fornecer maiores detalhes sobre o contexto da situação
15 ago 2025
O levantamento da PNAD Contínua aponta que, na comparação com o trimestre anterior, o desemprego recuou em 18 estados

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário