Skip to content Skip to footer

STF descarta prisão domiciliar para Bolsonaro após possível condenação

Bolsonaro responde por cinco crimes e pode pegar entre 12 e 43 anos de prisão. (Foto: Antônio Augusto/STF)

O Supremo Tribunal Federal (STF) já definiu: se Jair Bolsonaro for condenado pela tentativa de golpe de Estado, ele começará a cumprir a pena em regime fechado, sem chance de prisão domiciliar. A decisão foi consolidada após a participação do ex-presidente, por telefone, em manifestações que pediam o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, no último domingo (4).

A prisão domiciliar determinada por Moraes nesta segunda-feira (05) é provisória, imposta por descumprimento de medidas cautelares. Mas, em caso de condenação definitiva, a ideia de mantê-lo em casa já foi descartada. A possibilidade até chegou a ser cogitada por ministros da Corte, temendo possíveis reações populares, mas perdeu força com o recente aumento de tensão, somado à atuação do deputado Eduardo Bolsonaro em apoio ao tarifaço de Donald Trump contra o Brasil.

Bolsonaro responde por cinco crimes e pode pegar entre 12 e 43 anos de prisão. A legislação brasileira só permite início de pena em regime semiaberto para condenações de até 8 anos, e em regime aberto para até 4 anos.

Apesar dos 70 anos e de problemas de saúde decorrentes da facada em 2018, os ministros do STF não consideram que Bolsonaro tenha condições clínicas graves que justifiquem o benefício da prisão domiciliar. Diferentemente, por exemplo, do ex-presidente Fernando Collor, liberado por ter Parkinson.

Advogados que acompanham o caso já apostam: o ex-presidente deve enfrentar uma pena severa, sem direito a regalias.

Bookmark

Mais Matérias

15 ago 2025
Caso confirmada, essa será a segunda condenação de Carla Zambelli pelo STF
15 ago 2025
De acordo com as informações preliminares, ele não teve o visto revogado porque o documento já estava vencido
15 ago 2025
Edivan Santos, de 57 anos, com rompimento de quatro ligamentos do joelho
15 ago 2025
Religioso afirmou que as gravações foram feitas durante uma “investigação pessoal”, sem fornecer maiores detalhes sobre o contexto da situação
15 ago 2025
O levantamento da PNAD Contínua aponta que, na comparação com o trimestre anterior, o desemprego recuou em 18 estados

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário