Skip to content Skip to footer

Oposição promete parar o Congresso e invade mesas diretoras do Senado e da Câmara

O grupo reivindica que seja pautado o pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e a anistia para os condenados pelo 8 de janeiro. (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

Parlamentares da bancada de oposição no Congresso ocuparam, nesta terça-feira (05), as mesas diretoras dos plenários do Senado e da Câmara, em protesto contra a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro. Eles dizem que não deixarão o local enquanto os presidentes das duas casas legislativas não cancelem a sessão ou aceitem pautar a anistia para os condenados por tentativa de golpe de Estado, que beneficiaria o próprio Bolsonaro. 

O grupo também reivindica que seja pautado o pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que decretou a prisão domiciliar de Bolsonaro. 

Ocupamos as mesas diretoras das duas Casas, no Senado e na Câmara, e vamos obstruir as sessões. O Senado já está com cinco senadores sentados na mesa. É uma medida extrema, nós entendemos, mas já fazem mais de 15 dias que eu, como líder da oposição, não consigo interlocução com Davi Alcolumbre

comentou o líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN).

Além da anistia e do impeachment de Moraes, a oposição exige ainda a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para o fim do foro privilegiado. Dessa forma, Bolsonaro não seria mais julgado pelo Supremo, mas pela primeira instância. 

Motta e Alcolumbre ainda não se manifestaram sobre a ação da oposição até a publicação desta reportagem.

Bookmark

Mais Matérias

15 ago 2025
Caso confirmada, essa será a segunda condenação de Carla Zambelli pelo STF
15 ago 2025
De acordo com as informações preliminares, ele não teve o visto revogado porque o documento já estava vencido
15 ago 2025
Edivan Santos, de 57 anos, com rompimento de quatro ligamentos do joelho
15 ago 2025
Religioso afirmou que as gravações foram feitas durante uma “investigação pessoal”, sem fornecer maiores detalhes sobre o contexto da situação
15 ago 2025
O levantamento da PNAD Contínua aponta que, na comparação com o trimestre anterior, o desemprego recuou em 18 estados

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário