Skip to content Skip to footer

Pesquisa Quaest: nas redes, maioria dos brasileiros comemora prisão de Bolsonaro

53% das pessoas entrevistadas foram favoráveis à decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, de determinar a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A noite de segunda-feira (04) foi de comemoração na maioria dos lares brasileiros, segundo pesquisa Quaest divulgada nesta terça (05). De acordo com o instituto, que analisou 1,2 milhão de menções sobre o assunto feitas até às 21 horas, 53% delas foram favoráveis à decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, de determinar a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro. Outros 47% se posicionaram contra.  

De acordo com o levantamento, a repercussão foi marcada por forte polarização, com discursos de celebração por parte de críticos do ex-presidente, ao mesmo tempo em que apoiadores reagiram com indignação, levantando acusações de abuso de poder e perseguição política. A média de menções por hora foi de 51 mil, enquanto que a de alcance por hora chegou a 8,6 milhões. 

A reação de internautas alinhados à esquerda foi mais descentralizada, e espontânea, sem uma liderança ou narrativa digital clara. Os internautas levantaram tags genéricas, como “Grande dia” e “Bolsonaro preso”, em comemoração ao anúncio, e as publicações chegaram rapidamente ao Trending Topics do X. Mesmo com menor articulação, esse campo conseguiu amplificar a percepção de vitória institucional e justiça sendo feita.

Do lado contrário, os bolsonaristas se mobilizaram impulsionando a narrativa de suposta perseguição e abuso, além de apontarem que Moraes estaria tentando desviar a atenção das recentes notícias sobre a investigação “Vaza Toga”.

De qualquer forma, tudo indica que o tema tem altíssimo grau de engajamento e seguirá com alto potencial de repercussão e mobilização nas redes, especialmente com a contínua entrada de figuras e políticos de alta popularidade digital, podendo intensificar ainda mais o debate e as menções entre terça e quarta.

Bookmark

Mais Matérias

15 ago 2025
Caso confirmada, essa será a segunda condenação de Carla Zambelli pelo STF
15 ago 2025
De acordo com as informações preliminares, ele não teve o visto revogado porque o documento já estava vencido
15 ago 2025
Edivan Santos, de 57 anos, com rompimento de quatro ligamentos do joelho
15 ago 2025
Religioso afirmou que as gravações foram feitas durante uma “investigação pessoal”, sem fornecer maiores detalhes sobre o contexto da situação
15 ago 2025
O levantamento da PNAD Contínua aponta que, na comparação com o trimestre anterior, o desemprego recuou em 18 estados

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário