Skip to content Skip to footer

Pesquisa Quaest: nas redes, maioria dos brasileiros comemora prisão de Bolsonaro

53% das pessoas entrevistadas foram favoráveis à decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, de determinar a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A noite de segunda-feira (04) foi de comemoração na maioria dos lares brasileiros, segundo pesquisa Quaest divulgada nesta terça (05). De acordo com o instituto, que analisou 1,2 milhão de menções sobre o assunto feitas até às 21 horas, 53% delas foram favoráveis à decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, de determinar a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro. Outros 47% se posicionaram contra.  

De acordo com o levantamento, a repercussão foi marcada por forte polarização, com discursos de celebração por parte de críticos do ex-presidente, ao mesmo tempo em que apoiadores reagiram com indignação, levantando acusações de abuso de poder e perseguição política. A média de menções por hora foi de 51 mil, enquanto que a de alcance por hora chegou a 8,6 milhões. 

A reação de internautas alinhados à esquerda foi mais descentralizada, e espontânea, sem uma liderança ou narrativa digital clara. Os internautas levantaram tags genéricas, como “Grande dia” e “Bolsonaro preso”, em comemoração ao anúncio, e as publicações chegaram rapidamente ao Trending Topics do X. Mesmo com menor articulação, esse campo conseguiu amplificar a percepção de vitória institucional e justiça sendo feita.

Do lado contrário, os bolsonaristas se mobilizaram impulsionando a narrativa de suposta perseguição e abuso, além de apontarem que Moraes estaria tentando desviar a atenção das recentes notícias sobre a investigação “Vaza Toga”.

De qualquer forma, tudo indica que o tema tem altíssimo grau de engajamento e seguirá com alto potencial de repercussão e mobilização nas redes, especialmente com a contínua entrada de figuras e políticos de alta popularidade digital, podendo intensificar ainda mais o debate e as menções entre terça e quarta.

Bookmark

Ivan Santos

Jornalista com três décadas de experiência, com passagem pelos jornais Indústria & Comércio, Correio de Notícias, Folha de Londrina e Gazeta do Povo. Foi editor de Política do Jornal do Estado/portal Bem Paraná.

Mais Matérias

30 nov 2025

Discurso misógino na prática: influenciador “Red Pill” Calvo do Campari é preso por agressão e tentativa de estupro

Vítima foi encontrada pela Polícia Militar na rua, com marcas visíveis de agressão, após conseguir pedir ajuda enquanto tentava se afastar do influenciador
29 nov 2025

“Mascote” de Deltan, vereador de Curitiba debocha e degrada homem em situação de vulnerabilidade

Guilherme Kilter (Novo), no vídeo, aparece degradando um homem, em uma ação calculada para gerar likes, ódio e polarização nas redes sociais
29 nov 2025

Marina Silva anuncia que governo pode judicializar derrubada de vetos ao “PL da Devastação”

Para Marina Silva, o discurso de modernidade e desenvolvimento adotado para justificar as mudanças no licenciamento ambiental serve para “disfarçar retrocessos
29 nov 2025

Trump anuncia que que operações militares por terra contra na Venezuela acontecerão “muito em breve”

A situação representa o mais recente capítulo na escalada de tensões entre Washington e Caracas

Justiça Federal condena Jovem Pan a pagar R$ 1,58 milhão por por veicular notícias falsas e incitar intervenção militar

A sentença destacou que a emissora “passou a investir de forma mais direta contra o processo eleitoral,

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário