Skip to content Skip to footer

Governo Lula troca dívida de planos por atendimento a pacientes do SUS

Governo troca dívida bilionária por atendimentos especializados no SUS.
Governo troca dívida bilionária por atendimentos especializados no SUS. (Foto: Internet/Reprodução)

A partir de hoje (01), pacientes do SUS poderão ser atendidos por planos de saúde privados. A medida integra o programa “Agora Tem Especialistas”, criado em maio pela Presidência da República — sem passar pelo Congresso — e propõe que a exorbitante dívida dos planos privados possa ser paga com atendimentos e consultas.

O programa será fiscalizado e operacionalizado pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) e segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, deve transformar dívidas tradicionalmente difíceis de se recuperar em serviços reais:

As dívidas que antes iam para o Fundo Nacional de Saúde, mas não se convertiam em atendimento, agora viraram ações concretas para reduzir tempo de espera por atendimento e dar dignidade a quem mais precisa

explicou Padilha.

 As operadoras de saúde devem cerca de R$ 1,3 bilhão aos cofres públicos, e a ideia é que possam pagar um pouco mais da metade dessa dívida oferecendo consultas, exames e cirurgias especializadas aos usuários do SUS.  A Lei nº 9.656/1998 obriga os planos de saúde a ressarcirem o SUS sempre que seus pacientes recorram a serviços públicos cobertos pelo contrato. 

Na prática, isso não acontece.  As operadoras acumulam dívidas bilionárias ao questionar valores, alegar carência ou recorrer à Justiça para adiar ou evitar o pagamento. Essa prática não é fruto de descuido, mas de uma estratégia deliberada que transfere custos ao Estado, compromete o financiamento do SUS e revela o velho discurso de sempre: privatizar lucros e socializar prejuízos.

Bookmark

Mais Matérias

15 ago 2025
Caso confirmada, essa será a segunda condenação de Carla Zambelli pelo STF
15 ago 2025
De acordo com as informações preliminares, ele não teve o visto revogado porque o documento já estava vencido
15 ago 2025
Edivan Santos, de 57 anos, com rompimento de quatro ligamentos do joelho
15 ago 2025
Religioso afirmou que as gravações foram feitas durante uma “investigação pessoal”, sem fornecer maiores detalhes sobre o contexto da situação
15 ago 2025
O levantamento da PNAD Contínua aponta que, na comparação com o trimestre anterior, o desemprego recuou em 18 estados

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário