Skip to content Skip to footer

Chamou na chinfra: Moraes deu 10 minutos para militar tirar a farda e depor 

O tenente-coronel do Exército Rafael Martins de Oliveira, acusado de participar do plano “Punhal Verde-Amarelo”, que previa o assassinato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin, e do próprio Moraes. (Foto: Youtube/Reprodução)

Quando a acusação é voltada contra um militar, ele não pode portar a farda no momento do depoimento

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, deu 10 minutos para o tenente-coronel do Exército Rafael Martins de Oliveira se apresentar sem farda para ser interrogado na ação da trama golpista na última segunda-feira (28). A “chamada” foi dada depois que o réu apareceu fardado mesmo após Moraes ter determinado anteriormente que os militares deveriam depor usando roupas civis. 

Oliveira, um dos réus do Núcleo 3 da denúncia, está preso desde o ano passado. Ele é acusado de participar do plano “Punhal Verde-Amarelo”, que previa o assassinato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin, e do próprio Moraes.

A determinação de Moraes foi feita por volta das 19 horas, após a defesa do militar insistir que não poderia cumprir outra decisão, tomada mais cedo pelo ministro, determinando que o tenente-coronel trocasse a farda por roupas civis.

Por volta das 19h10, após tomar conhecimento da nova decisão, a defesa do militar cumpriu a medida e ele apareceu vestindo uma camiseta. Moraes argumentou que a acusação é “voltada contra os militares, não contra o Exército Brasileiro como um todo”, por isso eles devem portar roupas civis no depoimento.

O interrogatório é um ato de defesa. O réu está preso e tem roupas para ser utilizadas, uma vez que não fica de farda na prisão. O réu tem dez minutos para comparecer para exercer sua defesa. Caso não compareça, a Corte entenderá que abdicou do direito de defesa

deixou claro o ministro.
Bookmark

Mais Matérias

15 ago 2025
Caso confirmada, essa será a segunda condenação de Carla Zambelli pelo STF
15 ago 2025
De acordo com as informações preliminares, ele não teve o visto revogado porque o documento já estava vencido
15 ago 2025
Edivan Santos, de 57 anos, com rompimento de quatro ligamentos do joelho
15 ago 2025
Religioso afirmou que as gravações foram feitas durante uma “investigação pessoal”, sem fornecer maiores detalhes sobre o contexto da situação
15 ago 2025
O levantamento da PNAD Contínua aponta que, na comparação com o trimestre anterior, o desemprego recuou em 18 estados

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário