Skip to content Skip to footer

“Igreja da Pombagira”: pai de santo cria espaço no Rio Grande do Sul para mulheres vítimas de abuso

Espaço surgiu da necessidade de criar um refúgio seguro para mulheres em situação de vulnerabilidade. (Foto: Reprodução/Internet)

Local também deseja ressignificar a figura da Pombagira

No Rio Grande do Sul, o pai de santo conhecido como Bruxo Malagueta criou a “Igreja da Pombagira”, um espaço que une espiritualidade e acolhimento para mulheres vítimas de violência doméstica e abuso. 

O local, que conta com altares, capelas e imagens de entidades de religiões de matriz africana, tem como proposta ressignificar a figura da Pombagira, tradicionalmente associada a Exu e representada como uma mulher forte e independente.

A igreja surgiu da necessidade de criar um refúgio seguro para mulheres em situação de vulnerabilidade:

Pombagira é a representação da mulher empoderada, que irá dar força para estas mulheres que passaram por situações de abuso. Igrejas existem muitas, mas da Pombagira, uma só

afirmou.

A escolha pelo termo “igreja” – em vez de terreiro ou templo – foi intencional: o objetivo é desconstruir estereótipos negativos associados à entidade, muitas vezes vista com preconceito por fiéis de outras religiões.

Na umbanda e em outras tradições de matriz africana, Pombagira é uma manifestação feminina de Exu, representada como uma mulher sensual, livre e dona de sua própria narrativa. Quando incorporada, pode assumir diferentes nomes, como Maria Padilha, Maria Quitéria e Maria Mulambo, e é frequentemente consultada para questões amorosas e de autoconfiança.

O Bruxo Malagueta reforça que o espaço não é apenas religioso, mas também político e social:

Aqui, elas vão encontrar força na figura da Pombagira, que é uma entidade que não se curva, que não tem medo de ser quem é

declarou ao G1.
Bookmark

Mais Matérias

15 ago 2025
Caso confirmada, essa será a segunda condenação de Carla Zambelli pelo STF
15 ago 2025
De acordo com as informações preliminares, ele não teve o visto revogado porque o documento já estava vencido
15 ago 2025
Edivan Santos, de 57 anos, com rompimento de quatro ligamentos do joelho
15 ago 2025
Religioso afirmou que as gravações foram feitas durante uma “investigação pessoal”, sem fornecer maiores detalhes sobre o contexto da situação
15 ago 2025
O levantamento da PNAD Contínua aponta que, na comparação com o trimestre anterior, o desemprego recuou em 18 estados

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário