Skip to content Skip to footer

Lula diz que tentou diálogo com Trump, mas não obteve resposta

Lula afirmou que não negociará "como um país pequeno diante de um país grande". (Foto: Ricardo Stuckert/PR/divulgação)

Presidente concedeu primeira entrevista ao The New York Times em 13 anos

Em entrevista ao The New York Times, publicada nesta quarta-feira (30), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revelou que tem buscado, sem sucesso, estabelecer um diálogo com o governo dos Estados Unidos sobre as novas tarifas impostas por Donald Trump, em parceria com a família Bolsonaro, aos produtos brasileiros.

Ninguém quer conversar

afirmou Lula

O presidente destaca que designou o vice-presidente Geraldo Alckmin, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para tentarem contato com seus homólogos americanos, mas até agora não houve avanços.

As tarifas, que entram em vigor nesta sexta-feira (1º), impõem uma sobretaxa de 50% sobre importações brasileiras nos EUA, medida que pode impactar significativamente setores como o agronegócio e a indústria. 

Lula, que concedeu sua primeira entrevista ao jornal estadunidense em 13 anos, manteve o tom que tem adotado publicamente no Brasil: afirmou que não negociará “como um país pequeno diante de um país grande”, reforçando a necessidade de um tratamento equitativo.

A declaração foi traduzida e divulgada pela Presidência da República, sinalizando a estratégia do governo de internacionalizar a discussão.

Bookmark

Mais Matérias

14 ago 2025
Entre os detidos, estão um segurança de um dos líderes da facção na área e um ladrão de cargas que estava foragido da Justiça
14 ago 2025
Fachin foi indicado ao STF pela ex-presidente Dilma Rousseff em 2015
Desta vez, o jornal defende a transfobia como simples opinião
14 ago 2025
Entrevista de Leda Nagle com o conselheiro da Fiesp Lawrence Pih foi recheada de momentos constrangedores
14 ago 2025
Foram 192 profissionais mortos desde outubro de 2023, superando os números das duas Guerras Mundiais em quase três vezes

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário