Skip to content Skip to footer

Aeroportos lotados: o que está por trás do boom da aviação em 2025?

O crescimento da movimentação nos aeroportos é um reflexo direto de como a economia do Brasil se mostra mais aquecida. (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Crescimento vem na esteira de um conjunto de elementos que favorecem o setor

O primeiro semestre de 2025 rendeu um marco histórico para a aviação comercial no Brasil. Mais de 61,8 milhões de passageiros circularam por voos domésticos e internacionais, representando um crescimento de 10% em comparação ao mesmo período registrado em 2024. O crescimento da movimentação nos aeroportos é um reflexo direto de como a economia do Brasil se mostra mais aquecida.

Para se ter uma ideia, os voos internacionais somaram 13,8 milhões de viajantes, aumentando em 15,3% o número de turistas no país. Já o índice de voos nacionais ficou em 8,6%, ultrapassando 40 milhões de embarques. Entre os aeroportos do país, o que mais cresceu proporcionalmente foi o Galeão, no Rio de Janeiro: +26%, com 8,2 milhões de passageiros.

Em outros estados, destacam-se os aeroportos de Guarulhos, com uma movimentação de quase 22 milhões de pessoas, e Brasília que, mesmo apresentando uma ligeira queda no ranking, registrou seu melhor desempenho desde 2019. Diversos elementos contribuem para o favorecimento do setor: os investimentos públicos em infraestrutura aeroportuária.

Esse crescimento vem na esteira de um conjunto de elementos que favorecem o setor, como os investimentos públicos em infraestrutura aeroportuária, apoio institucional às companhias aéreas e, principalmente, uma economia em recuperação. Com PIB em alta de 1,4% no primeiro trimestre de 2025, o Brasil vem dando sinais de estabilidade econômica.

A nova política de reajuste do salário mínimo, que chegou a R$ 1.518 em 2025, ainda que com teto de 2,5% para o ganho real, ajuda a impulsionar o consumo e a confiança do trabalhador. Desse modo, tendo mais dinheiro em circulação, a tendência é de crescimento para o turismo, serviços e, claro, a aviação.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

29 nov 2025

“Mascote” de Deltan, vereador de Curitiba debocha e degrada homem em situação de vulnerabilidade

Guilherme Kilter (Novo), no vídeo, aparece degradando um homem, em uma ação calculada para gerar likes, ódio e polarização nas redes sociais
29 nov 2025

Marina Silva anuncia que governo pode judicializar derrubada de vetos ao “PL da Devastação”

Para Marina Silva, o discurso de modernidade e desenvolvimento adotado para justificar as mudanças no licenciamento ambiental serve para “disfarçar retrocessos
29 nov 2025

Trump anuncia que que operações militares por terra contra na Venezuela acontecerão “muito em breve”

A situação representa o mais recente capítulo na escalada de tensões entre Washington e Caracas

Justiça Federal condena Jovem Pan a pagar R$ 1,58 milhão por por veicular notícias falsas e incitar intervenção militar

A sentença destacou que a emissora “passou a investir de forma mais direta contra o processo eleitoral,
29 nov 2025

Romance expõe as feridas do garimpo ilegal e o clamor espiritual da Amazônia

Ouro da Floresta carrega em sua essência a missão de transmitir um chamado à preservação da vida e da floresta

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário