Skip to content Skip to footer

Aeroportos lotados: o que está por trás do boom da aviação em 2025?

O crescimento da movimentação nos aeroportos é um reflexo direto de como a economia do Brasil se mostra mais aquecida. (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Crescimento vem na esteira de um conjunto de elementos que favorecem o setor

O primeiro semestre de 2025 rendeu um marco histórico para a aviação comercial no Brasil. Mais de 61,8 milhões de passageiros circularam por voos domésticos e internacionais, representando um crescimento de 10% em comparação ao mesmo período registrado em 2024. O crescimento da movimentação nos aeroportos é um reflexo direto de como a economia do Brasil se mostra mais aquecida.

Para se ter uma ideia, os voos internacionais somaram 13,8 milhões de viajantes, aumentando em 15,3% o número de turistas no país. Já o índice de voos nacionais ficou em 8,6%, ultrapassando 40 milhões de embarques. Entre os aeroportos do país, o que mais cresceu proporcionalmente foi o Galeão, no Rio de Janeiro: +26%, com 8,2 milhões de passageiros.

Em outros estados, destacam-se os aeroportos de Guarulhos, com uma movimentação de quase 22 milhões de pessoas, e Brasília que, mesmo apresentando uma ligeira queda no ranking, registrou seu melhor desempenho desde 2019. Diversos elementos contribuem para o favorecimento do setor: os investimentos públicos em infraestrutura aeroportuária.

Esse crescimento vem na esteira de um conjunto de elementos que favorecem o setor, como os investimentos públicos em infraestrutura aeroportuária, apoio institucional às companhias aéreas e, principalmente, uma economia em recuperação. Com PIB em alta de 1,4% no primeiro trimestre de 2025, o Brasil vem dando sinais de estabilidade econômica.

A nova política de reajuste do salário mínimo, que chegou a R$ 1.518 em 2025, ainda que com teto de 2,5% para o ganho real, ajuda a impulsionar o consumo e a confiança do trabalhador. Desse modo, tendo mais dinheiro em circulação, a tendência é de crescimento para o turismo, serviços e, claro, a aviação.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

07 jan 2026

Crise climática é oportunidade para discutir novo modelo de sociedade, diz ex-presidente do PSOL

Juliano Medeiros defende que esquerda aproveite transição energética para discutir alternativas ao capitalismo e ao neoliberalismo
14 jan 2026

Maior doador das campanhas de Tarcísio e Bolsonaro, empresário é preso sob suspeita de fraude no Banco Master

Fabiano Zettel foi detido quando embarcava para Dubai, teve passaporte e celular apreendidos e foi liberado em seguida

Advogado “cristão” diz que “morador de rua tem o dever de passar fome”

Advogado é pré-candidato ao Senado por Minas Gerais
14 jan 2026

Porta na cara: nos EUA, Marco Rubio esnoba Flávio Bolsonaro

Pré-candidato da extrema-direita à Presidência viajou para os Estados Unidos na esperança de encontrar integrantes do alto escalão do governo Trump
12 jan 2026

“Casa de Vidro” do BBB virou palco de protestos contra escala 6 X 1

Manifestantes aproveitaram a visibilidade dada pelo programa de TV para reforçar a defesa de uma jornada semanal de trabalho mais humanizada
12 jan 2026

Dor de cotovelo: ator de Malhação não se conforma com premiação de Wagner Moura

Além de Moura, a obra dirigida pelo também brasileiro Kleber Mendonça ganhou o Globo de Ouro de melhor filme de língua não inglesa

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário