Skip to content Skip to footer

Comiam algemados no chão: tratamento desumano de imigrantes na Flórida

O endurecimento da política migratória no segundo mandato de Donald Trump foi o estopim para fazer disparar o número de pessoas presas nesses estabelecimentos.  (Foto: Alon Skuy/Getty Images)

Negligência médica e psicológica estão entre os abusos registrados

Centros de detenção para imigrantes no sul da Flórida foram denunciados por meio de um relatório da Human Rights Watch. Segundo o documento, homens algemados eram forçados a comer “como cães”, ajoelhados e inclinados sobre cadeiras. A denúncia realizada pela instituição revela condições desumanas praticadas em três unidades: BTC, FDC e Krome.

Os abusos registrados vão desde superlotação, com celas frias e sem camas, passando por negligência médica e psicológica, além de punições para aqueles que buscavam ajuda. 

Casos extremos também foram notificados, como imigrantes que enfrentavam crises de saúde (alguns tossindo sangue), ignorados ou agredidos após protestos. Existe a suspeita de duas mortes causadas por conta da assistência médica precária.

Muitos dos detidos que enfrentavam doenças crônicas, como diabetes e asma, eram transferidos sem medicamentos e atendimentos, agravando ainda mais a condição de saúde. 

Também existem relatos de uso excessivo de força e isolamento solitário, como forma de castigar os imigrantes, especialmente na unidade do BTC.

O endurecimento da política migratória no segundo mandato de Donald Trump foi o estopim para fazer disparar o número de pessoas presas nesses estabelecimentos. 

Apenas no mês de março, foi registrada uma lotação 249% maior no centro Krome, se comparar com o período anterior à posse do presidente. Na Flórida, existem mais de 200 acordos autorizando a atuação da polícia local nas ações de deportação.

Isso se reflete em uma situação de medo generalizado, levando os imigrantes a evitarem todo e qualquer contato com serviços essenciais no país, como hospitais e escolas, e enfrentando uma rotina em constante ameaça, mesmo que não tenham nenhum histórico criminal. É uma violação não apenas dos direitos humanos internacionais, mas das próprias normas dos EUA.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

07 jan 2026

Crise climática é oportunidade para discutir novo modelo de sociedade, diz ex-presidente do PSOL

Juliano Medeiros defende que esquerda aproveite transição energética para discutir alternativas ao capitalismo e ao neoliberalismo
14 jan 2026

Maior doador das campanhas de Tarcísio e Bolsonaro, empresário é preso sob suspeita de fraude no Banco Master

Fabiano Zettel foi detido quando embarcava para Dubai, teve passaporte e celular apreendidos e foi liberado em seguida

Advogado “cristão” diz que “morador de rua tem o dever de passar fome”

Advogado é pré-candidato ao Senado por Minas Gerais
14 jan 2026

Porta na cara: nos EUA, Marco Rubio esnoba Flávio Bolsonaro

Pré-candidato da extrema-direita à Presidência viajou para os Estados Unidos na esperança de encontrar integrantes do alto escalão do governo Trump
12 jan 2026

“Casa de Vidro” do BBB virou palco de protestos contra escala 6 X 1

Manifestantes aproveitaram a visibilidade dada pelo programa de TV para reforçar a defesa de uma jornada semanal de trabalho mais humanizada
12 jan 2026

Dor de cotovelo: ator de Malhação não se conforma com premiação de Wagner Moura

Além de Moura, a obra dirigida pelo também brasileiro Kleber Mendonça ganhou o Globo de Ouro de melhor filme de língua não inglesa

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário