Skip to content Skip to footer

Anvisa retira do mercado medicamentos e suplementos irregulares

Entre os itens suspensos estão o Xarope da Vovó Isabel (ou simplesmente Xarope da Vovó), produzido por uma empresa não identificada e sem qualquer registro na Anvisa. (Foto: Internet/reprodução)

Entre os produtos “proibidos” está o tradicional Xarope da Vovó Isabel

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição da comercialização de uma série de produtos, entre medicamentos e suplementos, por falta de registro, irregularidades na fabricação ou suspeita de falsificação. As decisões foram publicadas no Diário Oficial da União na sexta-feira (18) e incluem desde fórmulas populares até insumos farmacêuticos.

Entre os itens suspensos estão o Xarope da Vovó Isabel (ou simplesmente Xarope da Vovó), produzido por uma empresa não identificada e sem qualquer registro na Anvisa. Também foram barrados o Colágeno + Vitamina C, o L-Treonato de Magnésio e a Espinheira Santa, fabricados pelo Grupo Nutra Nutri Ltda, que não possui autorização da agência para operar.

Além disso, a Anvisa interditou o lote L42158 do Dysport®️ (Toxina Botulínica A), da empresa Beaufour Ipsen Farmacêutica Ltda, após a fabricante declarar que se trata de um produto falsificado, não reconhecido como original. O suplemento alimentar Curcumyn Long também foi proibido por não atender aos requisitos legais em sua forma de obtenção.

As resoluções de recolhimento foram assinadas por Marcus Aurélio Miranda de Araújo, gerente-geral de Inspeção e Fiscalização da Anvisa. Consumidores que tiverem adquirido esses produtos devem interromper o uso e buscar orientação nos canais oficiais da agência.

Para mais informações e lista completa dos produtos retirados do mercado, acesse o portal oficial da Anvisa: www.gov.br/anvisa.

Bookmark

Redação BFC

Mais Matérias

07 jan 2026

Crise climática é oportunidade para discutir novo modelo de sociedade, diz ex-presidente do PSOL

Juliano Medeiros defende que esquerda aproveite transição energética para discutir alternativas ao capitalismo e ao neoliberalismo
14 jan 2026

Maior doador das campanhas de Tarcísio e Bolsonaro, empresário é preso sob suspeita de fraude no Banco Master

Fabiano Zettel foi detido quando embarcava para Dubai, teve passaporte e celular apreendidos e foi liberado em seguida

Advogado “cristão” diz que “morador de rua tem o dever de passar fome”

Advogado é pré-candidato ao Senado por Minas Gerais
14 jan 2026

Porta na cara: nos EUA, Marco Rubio esnoba Flávio Bolsonaro

Pré-candidato da extrema-direita à Presidência viajou para os Estados Unidos na esperança de encontrar integrantes do alto escalão do governo Trump
12 jan 2026

“Casa de Vidro” do BBB virou palco de protestos contra escala 6 X 1

Manifestantes aproveitaram a visibilidade dada pelo programa de TV para reforçar a defesa de uma jornada semanal de trabalho mais humanizada
12 jan 2026

Dor de cotovelo: ator de Malhação não se conforma com premiação de Wagner Moura

Além de Moura, a obra dirigida pelo também brasileiro Kleber Mendonça ganhou o Globo de Ouro de melhor filme de língua não inglesa

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário