Skip to content Skip to footer

Anvisa retira do mercado medicamentos e suplementos irregulares

Entre os itens suspensos estão o Xarope da Vovó Isabel (ou simplesmente Xarope da Vovó), produzido por uma empresa não identificada e sem qualquer registro na Anvisa. (Foto: Internet/reprodução)

Entre os produtos “proibidos” está o tradicional Xarope da Vovó Isabel

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição da comercialização de uma série de produtos, entre medicamentos e suplementos, por falta de registro, irregularidades na fabricação ou suspeita de falsificação. As decisões foram publicadas no Diário Oficial da União na sexta-feira (18) e incluem desde fórmulas populares até insumos farmacêuticos.

Entre os itens suspensos estão o Xarope da Vovó Isabel (ou simplesmente Xarope da Vovó), produzido por uma empresa não identificada e sem qualquer registro na Anvisa. Também foram barrados o Colágeno + Vitamina C, o L-Treonato de Magnésio e a Espinheira Santa, fabricados pelo Grupo Nutra Nutri Ltda, que não possui autorização da agência para operar.

Além disso, a Anvisa interditou o lote L42158 do Dysport®️ (Toxina Botulínica A), da empresa Beaufour Ipsen Farmacêutica Ltda, após a fabricante declarar que se trata de um produto falsificado, não reconhecido como original. O suplemento alimentar Curcumyn Long também foi proibido por não atender aos requisitos legais em sua forma de obtenção.

As resoluções de recolhimento foram assinadas por Marcus Aurélio Miranda de Araújo, gerente-geral de Inspeção e Fiscalização da Anvisa. Consumidores que tiverem adquirido esses produtos devem interromper o uso e buscar orientação nos canais oficiais da agência.

Para mais informações e lista completa dos produtos retirados do mercado, acesse o portal oficial da Anvisa: www.gov.br/anvisa.

Bookmark

Mais Matérias

15 ago 2025
Caso confirmada, essa será a segunda condenação de Carla Zambelli pelo STF
15 ago 2025
De acordo com as informações preliminares, ele não teve o visto revogado porque o documento já estava vencido
15 ago 2025
Edivan Santos, de 57 anos, com rompimento de quatro ligamentos do joelho
15 ago 2025
Religioso afirmou que as gravações foram feitas durante uma “investigação pessoal”, sem fornecer maiores detalhes sobre o contexto da situação
15 ago 2025
O levantamento da PNAD Contínua aponta que, na comparação com o trimestre anterior, o desemprego recuou em 18 estados

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário