Skip to content Skip to footer

Com muita coragem, Preta Gil nos deixou um alerta de saúde

A artista, que fez questão de alertar e educar a sociedade, expôs uma realidade que nem sempre é abordada. (Foto: Tânia Rêgo)

A artista não escondeu as dores de seu tratamento e discutiu abertamente os problemas causados pelo câncer no intestino

A morte da cantora e empresária Preta Gil trouxe para os holofotes a importância de se debater abertamente os casos de câncer no intestino. O drama da artista, que fez questão de alertar e educar a sociedade, expôs uma realidade que nem sempre é abordada: o tumor age de forma silenciosa até as suas fases mais avançadas, quando as chances de cura diminuem consideravelmente e os tratamentos se tornam mais complexos.

O exame de rotina para detectar esse tipo de câncer é fundamental, e a indicação é para que o rastreamento comece a partir dos 50 anos. Entretanto, quem já tem histórico familiar, ou desenvolveu pólipos, Doença de Crohn e outras inflamações crônicas, o ideal é conversar com um médico de confiança para começar o procedimento o quanto antes.

Existem dois métodos que podem fazer toda a diferença durante esse processo: realizar um teste de sangue oculto nas fezes, para detectar focos de sangramentos; e a colonoscopia, indicada para o flagrante e a retirada de pólipos, antes que eles evoluam para o câncer.

Cerca de 45 mil novos diagnósticos de casos de câncer de cólon e de reto foram detectados entre 2023 e 2025, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer. Majoritariamente, atinge sobretudo as mulheres, sendo o 3ª tumor mais frequente no Brasil, subindo para a 2ª posição no Sudeste.

Entre os fatores de risco estão o consumo de álcool, cigarro e ultraprocessados, além de uma dieta pobre em fibras, excesso de peso e sedentarismo. Mas as mudanças de hábito reduzem consideravelmente o risco de desenvolvimento da doença.

É preciso ter atenção a alguns sintomas, principalmente se começarem a aparecer em excesso. São eles: diarréia ou prisão de ventre persistentes; sangue nas evacuações; dores abdominais; e perda de peso sem motivo. Todos eles são sinais de alerta, mas o surgimento deles, quase sempre, simbolizam que o tumor já cresceu.

O câncer colorretal, desde que detectado bem em seu início, possui uma taxa de cura superior a 90%. Os exames de colonoscopia e de fezes podem ser realizados em clínicas privadas e nos diversos centros do SUS, de forma gratuita.

Além de mudar a forma de alimentação, incluindo frutas, verduras e grãos integrais, o melhor modo de enfrentar o problema é moderar o uso de bebida alcóolica e abandonar o cigarro. Além de marcar aquela consulta que vem sendo adiada.

Bookmark

Henrique Romanine

Jornalista, colecionador de vinil e apaixonado por animais, cinema, música e literatura. Inclusive, sem esses quatro, a vida seria um fardo.

Mais Matérias

29 nov 2025

“Mascote” de Deltan, vereador de Curitiba debocha e degrada homem em situação de vulnerabilidade

Guilherme Kilter (Novo), no vídeo, aparece degradando um homem, em uma ação calculada para gerar likes, ódio e polarização nas redes sociais
29 nov 2025

Marina Silva anuncia que governo pode judicializar derrubada de vetos ao “PL da Devastação”

Para Marina Silva, o discurso de modernidade e desenvolvimento adotado para justificar as mudanças no licenciamento ambiental serve para “disfarçar retrocessos
29 nov 2025

Trump anuncia que que operações militares por terra contra na Venezuela acontecerão “muito em breve”

A situação representa o mais recente capítulo na escalada de tensões entre Washington e Caracas

Justiça Federal condena Jovem Pan a pagar R$ 1,58 milhão por por veicular notícias falsas e incitar intervenção militar

A sentença destacou que a emissora “passou a investir de forma mais direta contra o processo eleitoral,
29 nov 2025

Romance expõe as feridas do garimpo ilegal e o clamor espiritual da Amazônia

Ouro da Floresta carrega em sua essência a missão de transmitir um chamado à preservação da vida e da floresta

Como você se sente com esta matéria?

Vamos construir a notícia juntos

Deixe seu comentário